14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Prevalência da artralgia na fase crônica da Chikungunya na cidade de João Pessoa- PB

Fundamentação/Introdução

Introdução: O chikungunya (CHIKV) é um RNA vírus da família Togaviradae do gênero Alphavirus transmitido através do mosquito Aedes aegypti. A doença caracteriza-se por produzir uma síndrome febril de início súbito e debilitante, associada à cefaléia, mialgia e artralgia intensa, geralmente simétrica, principalmente em punhos, cotovelos e tornozelo, podendo esta evoluir em três fases: aguda, subaguda e crônica e estudos mostram que o acometimento articular na fase tardia apresenta grande prevalência.

Objetivos

Objetivos: Apresentar a prevalência do acometimento articular na fase crônica da Chikungunya.

Delineamento/Métodos

Métodos: Foi realizado um estudo transversal do tipo ecológico através de uma pesquisa feita com 100 pessoas, no período de outubro de 2016 a maio de 2017 na cidade João Pessoa - PB, que referiram terem sido infectadas pelo vírus CHIKV. Aplicou-se um questionário abrangendo perguntas acerca do quadro agudo e crônico, com foco nos sinais e sintomas que permaneceram a médio e longo prazo, causando prejuízo funcional a esses indivíduos.

Resultados

Resultados: Entre os entrevistados 72% eram do sexo feminino e 28% do sexo masculino, com idade entre 20 e 60 anos. Durante o quadro agudo, foram relatados como principais sintomas: febre (89%), cefaleia (85%) e as artralgias, mais acentuadas em punho (87%), tornozelo (79%), joelho (78%) e ombro (51%), associado a edema nas mesmas articulações. Foram relatados, também, queda de cabelo, exantema, astenia, prurido, inapetência, perda ponderal e vômitos. Quando questionados sobre os sintomas que persistiram após o quadro agudo, a artralgia prevaleceu, acometendo 73% dos indivíduos. Relataram ainda a persistência da mialgia 5%, edema das articulações 5%, queda de cabelo 2% e cefaleia 1%. A duração dos sintomas entre 1 e 6 meses foi de 45%, entre 6 meses e 1 ano de 42% e mais de 1 ano de 6%. Segundo estudos a artralgia parece afetar até 80% dos pacientes e pode persistir meses e até mesmo anos e ate 5% podem desenvolver artrite reumatoide.

Conclusões/Considerações finais

Considerações finais: A partir deste estudo observou-se que a artralgia é o sintoma mais prevalente, tanto durante a fase aguda como a fase crônica da enfermidade. Predominando em um número considerável de entrevistados. Mais da metade dos pacientes entrevistados referiram limitações de movimento , afirmando interferência na qualidade de vida, o que culmina em impactos econômicos, devido a queda da produtividade, visto que a maioria da população atingida está na fase produtiva laboral.

Palavras Chaves

Palavras chaves: Artralgia, chikungunya, mialgia

Área

Clínica Médica

Autores

Rena Matusa Oliveira Barros, Taciana Uchoa Passos, Willams Germano Bezerra Segundo, Clarissa Nascimento Guedes, Maria Anunciada Agra de Oliveira Salomão