14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Perfil Epidemiológico dos pacientes com asma no Brasil entre os anos de 2011 a 2016.

Fundamentação/Introdução

A asma é uma doença inflamatória crônica, de origem multifatorial, caracterizada por hiper-responsividade das vias aéreas inferiores, constituindo-se como um grave problema de saúde pública com impacto não apenas social, mas também econômico, uma vez que sobrecarrega os serviços de saúde. Estimativas recentes indicam que a asma acomete 334 milhões de pessoas no mundo, sendo a doença do aparelho respiratório mais comum em crianças.

Objetivos

Traçar a epidemiologia dos pacientes portadores de asma no Brasil entre os anos de 2011 a 2016.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo ecológico, de caráter descritivo com abordagem quantitativa. Para a sua execução foram utilizados dados do Departamento de Informática do SUS (DATASUS) na parte de informações de saúde e no subitem “epidemiológicas e morbidade”. As informações foram acessadas na opção “Geral, por local de internação - a partir de 2008”, tendo como abrangência geográfica “Brasil por região e unidade de federação”. Em seguida, os dados foram delimitados ao período de janeiro de 2011 a dezembro de 2016 e utilizaram-se as informações da Lista de Morbidade do Capítulo CID-10, referentes a asma.

Resultados

No período estudado, ocorreram 785.801 internações de pacientes portadores de asma, no Brasil. Dentro desse contexto, foi encontrada uma prevalência expressiva de casos nas regiões Nordeste (44,16%) e Sudeste (22,90%). As faixas etárias de 1 a 4 anos (29,34%) e o sexo feminino (50.88%) demonstraram prevalência nas internações de todos os brasileiros portadores de asma no período estudado. A predominância das internações dentre da faixa etária de 1 a 4 anos (29,34%) e de 5 a 9 anos (15,02%) é explicada pelo fato das vias respiratórias das crianças apresentarem um menor calibre quando comparada a dos adultos, sendo assim, qualquer inflamação pode ser mais prejudicial e impedir o fluxo de ar nessa faixa etária. O valor total gasto com os pacientes asmáticos no Brasil, dentro do período estudado foi de R$ 423.637.672,93 e o tempo médio de internação foi de 3,0 dias.

Conclusões/Considerações finais

A asma é mais prevalente na região Nordeste, acomete mais crianças com 1 a 4 anos e, principalmente, aquelas do sexo feminino. Acarreta um custo de mais de 400 milhões de reais, porem seu impacto é muito maior, tendo em vista que muitos portadores dessa doença não procuram auxilio hospitalar.

Palavras Chaves

Asma; Estado Asmático; Crise Asmática.

Área

Clínica Médica

Autores

Mariana Wanderley De Araujo, Julio Cabral Leony, Andre Dantas Zimmermann