14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Isquemia mesentérica na emergência, um relato de caso

Fundamentação/Introdução

A Isquemia mesentérica aguda é uma patologia rara (que atinge cerca de 2000 pessoas ao ano, na Inglaterra), porém de alta mortalidade (Pinto Jr PE et al,1993). A irrigação dos órgãos abdominais dá-se, principalmente, por ramos da aorta abdominal: tronco celíaco e artérias mesentéricas (Moore K.L.2011). Por conta disso, observa-se que a alta agressividade da doença está relacionada à demora do diagnóstico e, sobretudo, pelo déficit na irrigação dos órgãos abdominais. Logo, observa-se que, apesar dos avanços tecnológicos que contribuírem para o diagnóstico, sendo a angiotomografia computadorizada (angio TC) o principal exame, o mesmo não se aplica de forma significativa para a redução da mortalidade. (Martins, Pedro,2013).

Objetivos

Relatar o caso de um paciente portador de oclusão trombótica parcial no tronco celíaco e completa nas porções proximais da artéria mesentérica superior, associada a dilatação difusa gástrica e de alças delgadas, com formação de pneumatose intestinal e presença de gás em vasos venosos mesentéricos e no sistema portal intra-hepático traduzindo isquemia mesentérica.

Delineamento/Métodos

Paciente, EPR, 42 anos, feminina, hipertensa, em uso de losartana, encaminhada do PA para hospital em Salvador, com quadro de epigastralgia de forte intensidade, irradiando para hipocôndrio direito e dorso, associados a vômitos e diarreia líquida sem sangue ou muco, iniciada no dia anterior à admissão, às 22 horas. Ao exame físico apresentou-se em regular estado geral, taquipnéica, abdome globoso, distendido, doloroso à palpação difusamente com irritação peritoneal. Exames laboratoriais apresentavam: leucograma 21540/Ul, plaquetas 362000/Ul, lactato 85mg/dL, desidrogenase lática 361/Ul, velocidade de hemossedimentação 30mm; gasometria (ar ambiente): pH 7.22, pCO2 25,6mmHg, pO2 121mmHg, bicarbonato 10mmol/L, saturação 97%.

Resultados

Paciente evoluiu com piora dos exames laboratoriais e resultado da angioTC compatível com trombose mesentérica, sendo conduzida para laparotomia exploradora, na qual revelou-se a inviabilidade das alças intestinais, com necrose de delgado, fígado e ovários, sendo contraindicada a continuidade da cirurgia. Paciente evoluiu para óbito.

Conclusões/Considerações finais

O caso relatado traz à luz a discussão da importância dos diagnósticos diferenciais dentre os quadros de abdome agudo e como conduzi-los. Sendo assim, diante de um caso de isquemia mesentérica, torna-se importante a suspeição clínica e rápida resolução para a diminuição da morbimortalidade.

Palavras Chaves

Isquemia mesentérica; angiotomografia computadorizada; dor abdomial;

Área

Clínica Médica

Autores

Monique Brito Azevedo, Jéssica Aparecida Azevedo Salvador, Odicélio Rabelo da Silva, Gustavo Tavares Perez Duran, Leonardo Ferrari Borjes da Silva