Gastroenterite Eosinofilica em idoso: Um Relato de caso.
A Gastroenterite Eosinofilica (GE) doença rara, crônica e de etiologia desconhecida com apresentação heterogênea, caracterizada por presença de infiltrado de eosinófilos em um ou mais segmentos do trato gastrintestinal. Seu quadro clinico é variável conforme o local e profundidade da infiltração do trato gastrointestinal acometido, o que torna a clinica inespecífica exigindo que o diagnostico seja realizado através de exclusão de varias patologias associadas a eosinofilia periférica.
Descrever um relato de caso de gastroenterite eosinofilica.
Estudo observacional descritivo de um relato de caso, associado a analise da literatura existente sobre a GE.
JJB, 74 anos, masculino, natural de São Jose do Ubá, procura atendimento devido dor abdominal difusa e de forte intensidade (7 em uma escala de 1 a 10), associada a quadros de diarréia liquidas e com presença de muco, perda ponderal de 12 kg em 7 meses. Relata uso de Imosec para o quadro de diarréia. Paciente Hipertenso, IAM (há 10 anos), etilista e tabagista, nega qualquer tipo de alergia. Apresentava Leucócitos de 9.600 com presença de 9% de eosinófilos. Apresentou gastrite enantematosa leve de antro. Assim como presença de atrofia em mucosas de 1 e 2 porção, a biópsia demonstrou duodenite eosinofilica focal com grupamentos de infiltração eosinofilicas. A colonoscopia demonstrou uma lesão plana em cólon esquerdo, realizada mucosectomia devido alteração displasica de baixo grau. A Ressonância magnética (RNM) apresentou espessamento parietal do antro gástrico, primeira porção do duodeno e de alças jejunais, com achados sugestivos de natureza inflamatória. Realizou ainda uma Tomografia computadorizada que demonstrou uma pancreatite crônica devido a ingestão de álcool. Durante todo o processo de investigação que durou aproximadamente seis meses, foram afastadas diversas patologias com presença de eosinofilia periférica e com os achados gastrintestinais demonstrados nos exames fechando o diagnostico, iniciando assim o tratamento da GE com corticóide 40 MG/dia e da pancreatite com pancreatina.
A Gastroenterite eosinofilica é uma patologia de exclusão, com o tratamento que baseia-se fundamentalmente na corticoterapia com redução progressiva, visa a diminuição dos sintomas. Assim como equilíbrio nutricional com dietas restritivas. Recidivas são possíveis e comuns em casos de Gastroenterite Eosinofilica.
Gatroenterite, Eosinofilia, Inflamação, Trato Gastrointestinal.
Clínica Médica
ROGER WILLIAN PIRES, RAFAEL MARCONDES RAMOS BRUM, EVELINE ALMEIDA LUZ, SARAH MADEIRA JACINTO, FRANCIANE APARECIDA MARQUES SANTOS