14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CASOS DE SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ EM SERVIÇO DE SAÚDE DO ESTADO DA PARAÍBA

Fundamentação/Introdução

O Brasil, hoje, passa por uma grande epidemia causada pelo mosquito vetor Aedes Aegypti e negligenciada pela sociedade e gestores. Recentemente, foram confirmados casos de Zika vírus e Chikugunya vírus no país, com esses diagnósticos realizados, pode-se perceber manifestações clinicas diversas entre elas a Síndorme de Guillain-Barré.

Objetivos

Relatar casos de Síndrome de Guillain-Barré relacionados à epidemia do mosquito Aedes Aegypti.

Delineamento/Métodos

Entre os meses de Março de 2015 a Março de 2016, foram diagnosticados 18 casos da Síndrome de Guillain-Barré em um Serviço de Saúde do Estado da Paraíba, em contrapartida ao número de casos entre os meses de Agosto a Dezembro de 2015 que foram de apenas dois. Dos 18, 12 são do sexo masculino e 06 do sexo feminino com intervalo de idade entre 19 e 65 anos. Diagnosticados laboratorialmente por Zika 03 casos e por Chikugunya 05 casos, os demais foram confirmados por critérios clínicos-epidemiológicos.

Resultados

Todos foram submetidos à coleta do LCR, tendo por resultado dissociação proteíno-citológica. Apesar de ter sido infundida imunoglobulina em todos os pacientes, todos tiveram evolução favorável, sem Tratamento Intensivo ou óbito. Os diagnósticos da Síndrome de Guillain-Barré foram feitos clinicamentes por apresentarem paralisia ascendente, nenhum dos pacientes foi submetido à eletromiografia diagnóstica.

Conclusões/Considerações finais

Dentre os 18 casos apresentados, 16 possuem uma forte relação epidemiológica com os vírus Zika e Chikugunya, pois foram diagnosticados no primeiro semestre do ano. Em tal período é frequente a ocorrência de chuvas e temperaturas elevadas tornando, assim, o ambiente favorável para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que é o vetor desses vírus no Brasil.

Palavras Chaves

Síndrome de Guillain-Barré, Zika vírus, Chikugunya Vírus

Área

Clínica Médica

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - Paraíba - Brasil, FACULDADE SANTA MARIA - Paraíba - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - Paraíba - Brasil

Autores

ANTONIO VITURIANO DE ABREU NETO, PAULO SOARES DE ANDRADE FILHO, PAULO ANTONIO FARIAS LUCENA, RENATA LIMA MEDEIROS, VICTOR LUCENA DE LEMOS