Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CASOS DE SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ EM SERVIÇO DE SAÚDE DO ESTADO DA PARAÍBA

Fundamentação/Introdução

O Brasil, hoje, passa por uma grande epidemia causada pelo mosquito vetor Aedes Aegypti e negligenciada pela sociedade e gestores. Recentemente, foram confirmados casos de Zika vírus e Chikugunya vírus no país, com esses diagnósticos realizados, pode-se perceber manifestações clinicas diversas entre elas a Síndorme de Guillain-Barré.

Objetivos

Relatar casos de Síndrome de Guillain-Barré relacionados à epidemia do mosquito Aedes Aegypti.

Delineamento/Métodos

Entre os meses de Março de 2015 a Março de 2016, foram diagnosticados 18 casos da Síndrome de Guillain-Barré em um Serviço de Saúde do Estado da Paraíba, em contrapartida ao número de casos entre os meses de Agosto a Dezembro de 2015 que foram de apenas dois. Dos 18, 12 são do sexo masculino e 06 do sexo feminino com intervalo de idade entre 19 e 65 anos. Diagnosticados laboratorialmente por Zika 03 casos e por Chikugunya 05 casos, os demais foram confirmados por critérios clínicos-epidemiológicos.

Resultados

Todos foram submetidos à coleta do LCR, tendo por resultado dissociação proteíno-citológica. Apesar de ter sido infundida imunoglobulina em todos os pacientes, todos tiveram evolução favorável, sem Tratamento Intensivo ou óbito. Os diagnósticos da Síndrome de Guillain-Barré foram feitos clinicamentes por apresentarem paralisia ascendente, nenhum dos pacientes foi submetido à eletromiografia diagnóstica.

Conclusões/Considerações finais

Dentre os 18 casos apresentados, 16 possuem uma forte relação epidemiológica com os vírus Zika e Chikugunya, pois foram diagnosticados no primeiro semestre do ano. Em tal período é frequente a ocorrência de chuvas e temperaturas elevadas tornando, assim, o ambiente favorável para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que é o vetor desses vírus no Brasil.

Palavras Chaves

Síndrome de Guillain-Barré, Zika vírus, Chikugunya Vírus

Área

Clínica Médica

Instituições

FACULDADE DE MEDICINA NOVA ESPERANÇA - Paraiba - Brasil, FACULDADE SANTA MARIA - Paraiba - Brasil, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - Paraiba - Brasil

Autores

ANTONIO VITURIANO DE ABREU NETO, PAULO SOARES DE ANDRADE FILHO, PAULO ANTONIO FARIAS LUCENA, RENATA LIMA MEDEIROS, VICTOR LUCENA DE LEMOS

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017