14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA DIALÍTICA DECORRENTE DE RABDOMIÓLISE POR ACIDENTE OFÍDICO POR BOTHROPS

Fundamentação/Introdução

Introdução: No Brasil, mais de 20.000 acidentes ofídicos são notificados anualmente ao Ministério da Saúde, com taxa de mortalidade de cerca de 0,45%, sendo aproximadamente 85% dos casos causados por serpentes do gênero Bothrops. Dentre as principais complicações está a Insuficiência Renal Aguda (IRA), com incidência entre 1,5 a 5%, a qual ocorre comumente nas primeiras 24 horas e na grande maioria dos casos com oligúria.

Objetivos

Objetivo: Descrever um caso de acidente ofídico botrópico, que evoluiu com rabdomiólise e IRA com necessidade de hemodiálise.

Delineamento/Métodos

Descrição do caso: Homem, 66 anos, hipertenso e dislipidêmico, admitido 2 horas após acidente ofídico do tipo Bothrops em membro superior esquerdo (MSE). Apresentava edema em hemitórax e MSE, abdômen globoso, dor a palpação em baixo ventre e bexigoma. Foi medicado com Ranitidina, Hidrocortisona, Prometazina e 12 ampolas de soro antibotrópico endovenoso e realizado controle de diurese e irrigação vesical contínua. Exames: hemoglobina 17,5g/dl, hematócrito 52,8%, leucócitos 7.300, plaquetas 17.000; ureia 59 mg%; creatinina 3,8 mg%; TP 17,5 segundos; KTTP incoagulável; EQU com proteinúria, sangue oculto e hemácias 8-10/campo. Iniciou-se diálise diária com cateter de Shirlley.

Resultados

No sexto dia, o paciente estava com diurese de 10ml/18 horas, em concordância com IRA. Após 10 dias, contraiu infecção por Staphylococus aureus no local de inserção do cateter e iniciou-se Oxacilina. Houve melhora da infecção. Recebeu alta, Sulfametoxazol+Trimetropim por 7 dias e prescrição de hemodiálise 3x por semana. O paciente segue em acompanhamento ambulatorial.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: O acidente ofídico de maior importância epidemiológica no país é o botrópico e tem como complicação infrequente a IRA, por isso a importância desse relato. A ação proteolítica, anticoagulante e hemorrágica do veneno da Bothrops produz incoagulabilidade sanguínea por consumo de fatores de coagulação, como ocorreu com o paciente relatado. Na gênese da IRA estão mecanismos como rabdomiólise, coagulação intravascular e ação direta de nefrotoxinas. Os pacientes com oligoanúria são considerados como graves e segundo a literatura existente, o tratamento consiste na administração de 12 ampolas de soro antibotrópico, analgesia, hidratação e diálise. A IRA consta como causa principal em 79% dos óbitos por acidente botrópico, sendo de extrema importância reconhecer e tratar imediatamente esses pacientes.

Palavras Chaves

Palavras-chave: Bothrops, rabdomiólise, Insuficiência Renal Aguda, diálise.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Lara de Matos, Alice de Moraes Baier, Luiz Fernando Maculan Ferreira, Rafaela Oliveira dos Santos, Claus Dieter Dummer