14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE MULTIVARIADA DE FATORES PREDITIVOS DO RESULTADO DE LITOTRIPSIA EXTRACORPÓREA POR ONDAS DE CHOQUE EM LITÍASES RENAIS LOCALIZADAS POR ULTRA-SONOGRAFIA

Fundamentação/Introdução

Introdução: Urolitíase é um importante problema de saúde, pois, atualmente, sua prevalência gira em torno de 10%. Desde o aparecimento da tomografia computadorizada sem contraste (TC), este método tornou-se a modalidade preferencial para diagnóstico de cálculos renais, principalmente por conta da sua rapidez e alta acurácia quando relacionado a outros exames de imagem. A ultrassonografia (USG), embora seja inferior, ainda possui seu valor, visto que, atualmente, a maioria dos procedimentos de Litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO), principalmente para cálculos renais radiotransparentes, são indicados baseados em um simples exame de USG, além disso, nas máquinas mais modernas de LECO, já encontram-se acopladas para localização do cálculo durante o procedimento. Dentre outros benefícios da utilização da USG ao invés da TC estão: baixo custo, acessibilidade, localização de cálculos menores que 10 mm e não exposição do paciente e do médico operador a radiação.

Objetivos

Objetivos: Por não existirem estudos recentes de análise multivariada dos fatores preditivos do resultado da LECO, indicada baseada na USG, com litotridores atuais que utilizam a USG para localização do cálculo, sem expor o paciente à radiação, este estudo têm como objetivo identificar variáveis capazes de predizer o sucesso do procedimento, classificando a fragmentação dos cálculos como completa, parcial ou ausente e, desta maneira, para os casos de provável insucesso da LECO, selecionar os pacientes para URL flexível.

Delineamento/Métodos

Delineamento e Métodos: Foi realizado um estudo transversal com 640 procedimentos, em todos os casos os cálculos foram diagnosticados e localizados durante a LECO por USG. Os fatores avaliados foram: tamanho (em cm); sexo; idade; IMC; lado do rim tratado e localização do cálculo. Os pacientes foram submetidos a USG de controle entre 20 e 90 dias pós procedimento e foi considerado sucesso a fragmentação completa ou parcial com fragmentos menores que 0,5 cm.

Resultados

Resultados: Após a LECO, a taxa global de sucesso apresentada no estudo foi de 81,4%. Em análise univariada e multivariada somente o tamanho do cálculo foi preditor de sucesso da LECO (p< 0,0001), as outras variáveis analisadas não foram significantes no estudo.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: Os resultados nos levaram a concluir que apenas o tamanho do cálculo teve valor estatisticamente relevante. Ressalta-se também, a importância do USG como método diagnóstico e de localização do calculo durante o procedimento.

Palavras Chaves

Palavras-chave: litotripsia por onda de choque extracorpórea, nefrolitíase, ultrassonografia, litíase, rim.

Área

Clínica Médica

Autores

TAUANE CESARO, LARA NELLI, PATRICIA RICARDO, EMERSON GREGORIO