14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Overlap entre Colangite esclerosante primaria e Hepatite autoimune: Um relato de caso.

Fundamentação/Introdução

A síndrome de Overlap caracteriza-se pela ocorrência de duas ou mais doenças autoimunes em um mesmo paciente, apresentando os aspectos clínicos, bioquímicos, imunológicos e histológicos de ambas as patologias. Mesmo que rara pode ser observada a sobreposição da hepatite autoimune (HAI) concomitante, sequencial ou com características da Colangite Esclerosante Primaria (CEP). A HAI necroinflamação crônica do fígado, pouco estabelecida quanto aos seus agentes e fisiopatologia, caracterizada por enzimas hepáticas elevadas, hipergamaglobulinemia, presença de auto-anticorpos específicos, e histologicamente por infiltrado celular mononuclear nos espaços porta com hepatite de interface. A CEP é uma hepatopatia colestática crônica de natureza autoimune, caracterizada por inflamação e fibrose de ductos biliares intra e extra-hepáticos, de progressão lenta e curso clinico variável.

Objetivos

Descrever um relato de caso de uma síndrome de Overlap entre uma CEP-HAI em um adulto jovem.

Delineamento/Métodos

Estudo observacional descritivo de um relato de caso.

Resultados

RBS, 20 anos, Masculino, estudante. Procura atendimento com queixa de dor abdominal, diarreia e hematoquesia em acompanhamento medico devido espondiloartrite indiferenciada em atividade, sem sintomas e uso da medicação há dois anos. Ao exame: BEG, ictérico +/4+, sem outros achados. Nega tabagismo, etilismo e alergias. Solicitado exames complementares que destaca-se os seguintes achados: PLQ: 130.000, BT: 4,3 – DIR: 3,22 – IND: 1,08, TGO: 443, TGP: 341, FA: 492, GGT: 647. Alfa Feto: 4,1, Globulina: 6,2, eletroforese de proteínas apresentou pico de GAMA, P anca: Negativo e FAN: + padrão misto nuclear homogêneo e pontilhado titulo 1:80 e 1:320 respectivamente. Solicitado novos exames para melhor investigação. A Colangio Ressonância evidenciou hepatopatia crônica com dilatação de via biliar intra e extra-hepática sugestivo de CEP. avaliando as características laboratoriais, das transaminas, eletroforese, FAN, RNM, supõe-se tratar de um quadro de síndrome de Overlap CEP-HAI, confirmando através da Biopsia síndrome de sobreposição, dando inicio ao tratamento. Durante a investigação ainda foi diagnostica uma pancolite usando os critérios de Montreal através de uma Endoscopia digestiva alta no paciente.

Conclusões/Considerações finais

A síndrome de Overlap é de complexa avaliação e os resultados do tratamento variados necessitando de vigilância e acompanhamento dos doentes para adequação a suas necessidades terapêuticas.

Palavras Chaves

Hepatite autoimune, Colangite, Autoimune, Diagnostico.

Área

Clínica Médica

Autores

ROGER WILLIAN PIRES, MAVIEL SOUSA PEREIRA, RAFAEL MARCONDES RAMOS BRUM, EVELINE ALMEIDA LUZ, SARAH MADEIRA JACINTO