14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Ecodopplercardiogramas fetais como ferramenta de diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas

Fundamentação/Introdução

As maternidades de alto risco, regulamentadas pela portaria GM/MS/Nº1020, de 29 de outubro de 2013, mostraram-se como importante estratégia na detecção precoce de cardiopatias congênitas, promovendo-se racionalização de recursos destinados ao binômio materno-fetal. O ecodopplercardiograma fetal é um exame de imagem indicado a partir da 18ª semana de gestações de risco.

Objetivos

Avaliar os benefícios do ecopplercardiograma fetal na detecção de cardiopatias congênitas.

Delineamento/Métodos

O estudo foi realizado através da análise sequencial de 66 laudos de ecodooplercardiogramas fetais, realizados na referência técnica de alto risco do estado de Sergipe, Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, nos períodos de agosto de 2006 a novembro de 2007 e no ano de 2013, comparando-os com dados da Literatura. A análise estatística foi feita através do teste t de Student para amostras pareadas com índice de Pearson de 0,05.

Resultados

Dos 66 laudos analisados, 13 apresentaram alterações: dois casos de Comunicação interventricular (CIV) membranácea; dois casos de CIV com extensão para via de entrada; dois casos de Tetralogia de Fallot com agenesia da valva pulmonar; dois casos de Comunicação interatrial (CIA) tipo fossa oval; um caso de CIA tipo fossa oval com canal arterial patente; um caso de endocardite infecciosa; um caso de forame oval pérvio com persistência do canal arterial; um caso de defeito completo septo atriovententricular do tipo A (Classificação de Rastelli) com persistência de canal arterial e um caso de coarctação de aorta. A correlação desses dados com os da Literatura mostrou-se significativa (R: 0,635; p<0,05).

Conclusões/Considerações finais

Os dados demonstram que o ecodopplercardiograma no pré-natal é importante ferramenta diagnóstica na detecção precoce de cardiopatias congênitas, auxiliando em decisões terapêuticas que mitiguem danos cardiológicos, promovendo qualidade de vida.

Palavras Chaves

Ecocardiograma; doenças congenitas; cardiopatias

Área

Clínica Médica

Autores

GABRIELLA LUCIO CALAZANS DUARTE, CARLOS AURELIO SANTOS ARAGÃO, ANA CLARA SOUZA MASTELLA, MARILIA ROCHA ALMEIDA