14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PSEUDOANEURISMA DA ARTÉRIA RADIAL: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A taxa de incidência de doenças arteriais, em particular o pseudoaneurisma acometendo os membros superiores são muito baixas, sendo o acometimento da artéria radial a de menor incidência dentre as artérias dos membros superiores. Por sua baixa incidência, aneurismas representam um grande desafio para o seu diagnóstico e tratamento. Pseudoaneurismas são ainda mais raros, ocorrendo devido a uma rotura completa da parede arterial, cuja luz se mantém em contato com o hematoma pulsátil, resultante da rotura. Com o tempo, forma-se uma parede para esse hematoma, constituída pelos tecidos circundantes e pelos coágulos organizados junto às paredes do hematoma

Objetivos

Descrever um caso raro de pseudoaneurisma da artéria radial em mulher idosa sem histórico de trauma local.

Delineamento/Métodos

Paciente do sexo feminino, 79 anos de idade, chegou ao serviço de emergência de um Hospital Geral Público do interior do estado da Bahia. Na avaliação inicial apresentava nódulo em punho direito, com fortes dores com intensidade progressivamente maior. À anamnese relatou o aparecimento de lesão nodular e pulsátil em dorso da mão direita sem história médica pregressa de trauma ou procedimento invasivo em membro superior direito. Na ausculta foi identificado um sopro sistodiastólico no local, sendo constatado ainda negatividade no teste de Allen.

Resultados

Na ultrassonografia com Doppler, foi constatado pseudoaneurisma na face superior do punho direito, partindo da artéria radial, medindo 3,7 X 2,5 cm. A paciente foi encaminhada à cirurgia para exérese do pseudoaneurisma da artéria radial direita. A peça proveniente da cirurgia foi enviada para análise anatomopatológica e microbiológica. O resultado histológico evidenciou pseudoaneurisma sem sinais de inflamação ou malignidade e apresentou-se negativo para agentes infecciosos no resultado microbiológico. A paciente foi liberada no primeiro dia pós-operatório sem queixas, com dados vitais estáveis, ferida operatória limpa e seca, medicada e orientada. Houve acompanhamento por 15 dias, sem qualquer déficit isquêmico ou neurológico.

Conclusões/Considerações finais

O caso aqui apresentado é considerado um desafio para diagnóstico e tratamento, especialmente por sua baixa incidência. O relato aqui apresentado pode nortear o raciocínio clínico diante de raros casos de condições clínicas similares às aqui descritas.

Palavras Chaves

Pseudoaneurisma, artéria radial, aneurisma

Área

Clínica Médica

Autores

Kaio Hércules Costa Pinto, Ivo Gabriel Castro Alves, Gilson Moreira Alves, Yanne Cyntia Melo