Causa incomum de hematoquezia em hospital terciário de Fortaleza-ce: Um relato de caso
Polipose Adenomatosa familiar (PAF)é uma doença hereditária de caráter autossômico dominante, o defeito genético localiza-se no gene APC( adenomatous polyposis coli), no cromossomo 5q21. Desde a descrição original de polipose associada a cistos epidermóides e osteoma, a combinação de PAF e manifestações extracolônicas (MEC) é comumente referida como síndrome de Gardner. Visto a já comprovada evolução de metaplasia, displasia até carcinoma presente na patogênese, 100% desses pacientes serão acometidos por câncer de cólon na fase adulta
Expor um caso raro de Polipose adenomatosa familiar no contexto de Síndrome Gardner
Homem, 21 anos, foi admitido apresentando episódios esporádicos de hematoquezia há 5 anos, sem perda ponderal, alterações do hábito intestinal ou outros sintomas associados. Sobre a família, relatava pai e irmã com diagnóstico de câncer de cólon. Ao exame físico, diversos cistos sebáceos em face, membros superiores e inferiores. Submetido a colonoscopia, que evidenciou múltiplos pólipos sésseis (>100) em todos os segmentos colônicos, compatível com Polipose Adenomatosa Familiar. À histopatologia, descritos como adenoma tubular com displasia de baixo grau.
Em Endoscopia digestiva alta, visualizaram-se cerca de 20 pólipos em corpo e fórnix gástrico e 4 pólipos duodenais, sendo classificados histopatologicamente como pólipos de células fúndicas e adenomas tubulares com displasia de baixo grau, respectivamente. A tomografia de abdome evidenciou colelitíase e formação cística hipodensa no subcutâneo da região lombar esquerda sugestiva de cisto sebáceo. A radiografia de crânio mostrou múltiplas lesões radiopacas, circunscritas em região parieto-occipital sugestiva de osteomas. Foi submetido a proctocolectomia total sem intercorrências.
Pacientes com síndrome polipoide familiar em sua maioria apresentam associação com neoplasias de diversos sítios, além do importe acometimento colônico. O rastreio rigoroso dessas lesões e acompanhamento ambulatorial adequado permite intervenções mais precoces na evolução da doença.
Síndrome Gardner, Polipose adenomatosa familiar, Hematoquezia, Câncer cólon
Clínica Médica
Hospital Geral César Cals - Ceará - Brasil
Lys Carneiro Soares de Castro, Fernanda Rêgo Militão, Isabelle Oliveira Parahyba, Camila Sâmea Monteiro Bezerra, Caio César Furtado Freire