14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Crise Econômica: O Impacto na Mortalidade por Causas Externas no Estado de Sergipe

Fundamentação/Introdução

Uma crise político-econômica mostra-se presente no contexto brasileiro iniciada no ano 2014 e refletida no aumento da taxa de desocupação populacional e inflação. A produção científica global evidencia as consequências da crise na saúde, como aumento da mortalidade por agressões e redução das mortes em trânsito.

Objetivos

Influência da crise econômica brasileira em marcadores de saúde sobre a mortalidade no Estado de Sergipe.

Delineamento/Métodos

Estudo epidemiológico descritivo, transversal e retrospectiva, tendo como banco de dados o DATASUS, o Instituto de Medicina Legal do Estado de Sergipe e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Os dados foram tabulados no software Microsoft® Excel e correlacionados através IBM® SPSS, utilizando o método de Pearson.

Resultados

Um total de 10994 dados foram analisados, dos quais 4023 (36,6%) foram representados como óbitos por agressões e 6971 (63,4%) óbitos por acidentes no trânsito, entre 2010 e 2016. No mesmo período, marcadores de crise econômica demonstram aumento relativo às suas médias, como a inflação (aumento de 6,42%) e taxa de desocupação/desemprego (aumento de 71,6%). Os marcadores de saúde apresentaram, no intervalo, também variações relativos consideráveis, tendo o número de óbitos por agressão aumentado em 89,8% e o número de óbitos em acidentes de trânsito reduzido 37,1%. Ao correlacionar os marcadores de mortalidade com a taxa média de desocupação/desemprego, percebeu-se resultado significativo estatisticamente apenas para a redução acidentes no trânsito (r-Pearson = -0,7317 e p = 0,039).

Conclusões/Considerações finais

Os efeitos da crise na saúde demonstrados em outras localidades e literaturas foram notados de forma similar no Estado de Sergipe em termos de valores absolutos. Entretanto, percebe-se que o aumento da mortalidade por agressão não apresentou correlação significativa com a taxa média de desocupação/desemprego, levando a acreditar que exista uma multifatorialidade quando tratado este aumento. Em contrapartida, a redução significativa da mortalidade por acidentes no trânsito pode relacionar-se inversamente proporcional à crise, uma vez que reduzido o poder de compra, expresso na taxa de desemprego/desocupação, há também redução do consumo de combustíveis e produtos industrializados.

Palavras Chaves

Crise econômica; mortalidade; causas externas

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil

Autores

Beatriz Mendonça Martins, João Gabriel Lima Dantas, Raul Lima Dantas, Allan Victor Hora Mota, Sérgio Pedroso Junior