14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Linfoma primário do sistema nervoso central em paciente HIV negativo

Fundamentação/Introdução

O linfoma primário do sistema nervoso central (PCNSL) é uma variante rara do linfoma não-Hodgkin (NHL) que pode afetar o cérebro, medula espinhal, meninges e olhos sem qualquer sinal de envolvimento sistêmico. A incidência dessa doença aumentou nas últimas três décadas, não somente entre indivíduos imunocomprometidos mas também entre imunocompetentes, com taxa atual de quatro por milhão da população mundial

Objetivos

Descrever um caso de linfoma primário do sistema nervoso central em paciente HIV negativo.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo do tipo relato de caso. A pesquisa foi realizada na base de dados da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Foram obtidos artigos originais científicos na LILAC, SciELO, Scopus e PubMed. Os descritores utilizados foram: “primary lymphoma”, “central nervous system” e “HIV negative”. O limite temporal foi 2010 e o idioma escolhido foi o inglês.

Resultados

Feminina, 50 anos, procurou serviço de emergência há dez dias devido surgimento de fraqueza em membros inferiores e dificuldade de equilíbrio que a impedia de deambular. Paciente relatava cefaleia de moderada intensidade iniciada há vinte dias. A tomografia computadoriza de crânio evidenciou tumor cerebelar e o anti-HIV foi negativo. Posteriormente, foi realizada biópsia da lesão cerebelar que demonstrou linfoma não Hodgkin de grandes células B de alto grau. O estudo imunohistoquímico revelou CD20 positivo e KI-67 positivo em 90% das células neoplásicas.

Conclusões/Considerações finais

A patogênese do PCNSL não está clara e não responde aos atuais tratamentos para NHL sistêmico (R-CHOP). Quimioterapia com metotrexato em altas doses (HD-MTX) é o tratamento mais efetivo, o que resulta em uma taxa de resposta de 80% - 90% e taxa de sobrevivência de dois anos de 60% - 65%. A radioterapia (RT) resulta em altas taxas de resposta, mas em recaídas rápidas. A quimioterapia com HD-MTX seguida de RT é a mais comum abordagem terapêutica utilizada para pacientes com diagnóstico recente PCNSL. No nosso caso optamos pela RT, porém a paciente veio a óbito antes do seguimento do tratamento.

Palavras Chaves

Primary lymphoma, central nervous system, HIV negative

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Escola Álvaro Alvim - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Julia Marcelino Terra, Glicia Campanharo Malheiros, Carla Alves Rabelo, Danielle Ferreira Chagas, Vinicius Alves Rabelo