14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL CLÍNICO – EPIDEMIOLOGICO DE PACIENTES COM DIAGNÓSTICO DE NÓDULO PULMONAR SOLITÁRIO EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DO SUS

Fundamentação/Introdução

O Câncer de Pulmão constitui em grave problema de saúde pública. Nódulo Pulmonar Solitário (NPS) apresenta características peculiares que podem indicar precocemente neoplasia maligna, exercendo efeito direto na morbimortalidade a despeito do estágio a que se diagnostica. Apesar do rastreio do câncer de pulmão com TC de baixa dose se tornar corriqueiro na prática clínica, evidências apontam para a possibilidade de haver um aumento na frequência de detecção de nódulos pulmonares precocemente.

Objetivos

Objetivos: Determinar os fatores de risco clínicos, radiológicos e epidemiológicos associados com maior probabilidade de desenvolvimento de câncer de pulmão em pacientes com nódulo pulmonar solitário após 1 (um) ano de sua identificação.

Delineamento/Métodos

Metodologia: Estudo retrospectivo, tipo caso-controle a partir de pacientes identificados com câncer de pulmão a partir de NPS no período de janeiro de 2015 a dezembro de 2016. A amostra de 60 indivíduos com câncer de pulmão e 60 com NPS sem diagnostico de câncer de pulmão (grupo controle).

Resultados

Resultados: Maior parte dos pacientes é procedente da Capital. Tem faixa etária maior que 50 anos e do sexo masculino. A maioria apresenta mais de uma comorbidade. Tabagismo ativo ou hábito interrompido apresenta maior prevalência de NPS. A carga tabágica não pareceu ter grande influência na amostra estudada. Há maior evidência de NPS em lobo superiores de ambos os pulmões.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: No acompanhamento de NPS da amostra estudada demonstra que o tabagismo continua sendo o maior provocador da ocorrência destes nódulos, sendo o sexo masculino e idade maior que 50 anos as mais prevalentes associações. A carga tabágica interferiu minimamente no desfecho, sendo exposição ao tabagismo ativo ou passivo os mais prevalentes. As características radiológicas de calcificação, irregularidade e padrão de vidro fosco apresentaram maiores evidências.

Palavras Chaves

nódulo pulmonar, neoplasia, tomografia computadorizada, tabagismo.

Área

Clínica Médica

Autores

Julia Braga Vaz, Maria Fatima Alécio Mota, Thiago Sotero Fragoso, Antônio Everaldo Vitoriano Araújo Filho, LAISA MIRELE SANTOS DE CARVALHO