14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: Coccidioidomicose pulmonar em paciente caçador de tatu e imunocompetente

Fundamentação/Introdução

A coccidioidomicose é uma micose sistêmica que acomete o homem e é causada por duas espécies de fungo dimórfico geofílico, Coccidioides immitis e Coccidioides posadasii, adquirida pela inalação de artroconídios infectantes presentes no solo. A região semiárida do nordeste do Brasil só foi identificada como uma área endêmica da doença em 1998. Em virtude de não ser uma doença de notificação compulsória, suas reais prevalência e incidência não são precisas.Nos Estados Unidos, a incidência aumentou substancialmente na última década, com quase 43 casos/100.000 habitantes da região endêmica em 2011.

Objetivos

Relatar um caso de coccidioidomicose pulmonar, em razão de sua baixa incidência e pouco conhecimento em nosso país, sendo muitos casos dessa micose erroneamente diagnosticados.

Delineamento/Métodos

J.F.S., 41 anos, masculino, agricultor, natural de São José do Piauí, busca atendimento no ambulatório de Pneumologia em Junho/17. Desde Fevereiro/17 com quadro de febre baixa, tosse com expectoração mucóide e purulenta, astenia, hiporexia e perda ponderal de 5 kg no período. Em Abril/17, evolui com piora da tosse e dor torácica. História social de caça de tatu nos últimos 10 anos. Ao exame físico, regular estado geral, emagrecido, orientado, febril (37,8-38 ºC), ausência de linfonodos palpáveis e alterações cutâneo-mucosas, ausculta cardíaca e pulmonar fisiológicas. Internado para investigação diagnóstica.

Resultados

Escarro negativo para culturas de fungos, bactérias e TB. Apresentava hiponatremia assintomática (124-128 mEq/L), demais exames laboratorias normais. Sorologia para HIV negativa. Tomografia de Tórax: opacidades nodulares, algumas com cavitação central, difusas em ambos os campos pulmonares, por vezes associadas a micronódulos centrolobulares, sugerindo processo inflamatório/infeccioso com sinais de doença em atividade. Procedida a investigação com Broncoscopia para coleta de LBA para análise, com resultado de cultura para fungos positiva para Coccidioides posadasii. Paciente evolui afebril com resolução da hiponatremia e melhora clínica, após início do tratamento. Recebeu alta para seguimento ambulatorial com Itraconazol 200 mg/dia.

Conclusões/Considerações finais

A coccidioidomicose caracteriza-se por manifestações pulmonares que surgem de 1 a 3 semanas após exposição ao fungo, variando desde um estado gripal até uma grave infecção respiratória. Portanto, essa micose, erradamente diagnosticada como pneumonia, tuberculose, pneumoconiose, silicose, deve ser lembrada como importante diagnóstico diferencial na prática clínica.

Palavras Chaves

Coccidioidomicose; Micose Pulmonar; Relato de Caso.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Piauí - Piauí - Brasil

Autores

Paulo Henrique de Melo Filho, Antonio de Deus Filho, Braulio Dyego Martins Vieira, João Vicente Moreira Almeida, Jéssica de Sousa Costa