14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA AUTOMEDICAÇÃO DURANTE A SÍNDROME DA TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL EM ESTUDANTES DE MEDICINA

Fundamentação/Introdução

A automedicação é uma conduta cuja iniciativa parte fundamentalmente de um doente, ou de seu responsável, em consumir um produto com a finalidade de tratamento de doenças ou alívio de sintomas. A Síndrome da tensão pré-menstrual é caracterizada pela soma de sintomas físicos, emocionais e comportamentais, que ocorrem na fase luteínica e melhora com o advento da menstruação. Foram descritos mais de 150 sintomas afetivos, comportamentais ou somáticos que acontecem em intensidade e frequência variáveis a cada ciclo. Tais sintomas podem levar ao ato de automedicação.

Objetivos

O objetivo deste é identificar o ato de automedicação durante a Síndrome da Tensão Pré-menstrual pelas estudantes de medicina da Faculdade Faceres, em São José do Rio Preto-SP.

Delineamento/Métodos

Realizamos estudo transversal e descritivo, com aplicação de questionário a todas as estudantes da instituição, visando a relação ao uso de medicamentos por automedicação durante a Síndrome da Tensão Pré-menstrual, além de identificar as principais classes medicamentosas utilizadas.

Resultados

Duzentos e quinze das 320 discentes entrevistadas (67,2%) aceitaram participar do estudo. Dentre elas, 36 (16,8%) foram diagnosticadas com síndrome da tensão pré-menstrual pelo ginecologista, 168 (78,2%) faz uso de anticoncepcional. Em relação à automedicação, 148 (69%) afirmaram realizar. Dentre os medicamentos mais utilizados, 90 (41,8%) afirmaram utilizar escopolamina, 52 (24,2%) utilizam dipirona, 37 (17,2%) utilizam paracetamol e 34 (15,81%) utilizam ibuprofeno.

Conclusões/Considerações finais

O estudo mostra que é alto o índice de acadêmicas de medicina que se automedicam em decorrência da Síndrome da Tensão pré-menstrual, sendo as classes medicamentosas de antagonista dos receptores muscarínicos e anti-inflamatórios não esteroidais as mais utilizadas.

Palavras Chaves

Síndrome da Tensão Pré menstrual, automedicação, estudante medicina

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade FACERES - São Paulo - Brasil

Autores

Isabelle Daher, Patrícia Fucuta, Isabelle Guerreiro Machado, Carolina Colombelli Pacca