14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

O Perfil do Doador de Órgãos

Fundamentação/Introdução

A doação de órgãos passou a receber hoje uma maior atenção do que em décadas passadas. A necessidade ainda grande, desencadeia, consequentemente, um maior número de transplantes, mas que, apesar do desenvolvimento de novas capacidades técnicas, sofrem uma escassez da disponibilidade de órgãos, revelando a importância desse ato.

Objetivos

Este estudo teve como objetivo fornecer as informações sobre o perfil do doador de órgãos, revelando quais são os passos necessários para ocorrer a doação em caso de AVE (acidente vascular encefálico).

Delineamento/Métodos

Foi realizada uma pesquisa documental do tipo descritiva qualitativa, disponibilizada pelo Hospital Maternidade Silvio Avidos, localizado em Colatina-ES, demonstrando os requisitos que devem ser seguidos para o paciente enquadrado no perfil de doador de órgãos. As informações foram adquiridas através de uma coleta de dados em fichas de assistência que evidenciam a situação do paciente e os exames clínicos para monitorização das condições do paciente, além de entrevista com a enfermeira responsável pela captação de órgãos em casos de morte encefálica nesse nosocômio. A entrevista decorreu a partir de um questionário semi-aberto que constava de quinze perguntas relativas ao processo de doação de órgãos em pacientes que sofreram morte encefálica, de acordo com a norma ADOTE (Aliança Brasileira pela Doação de Órgãos e Tecidos).

Resultados

O estudo mostrou que a disponibilidade de órgãos é consequência do aumento de acidentes automobilísticos que envolvem principalmente homens. Dentre os fatores relevantes para a concretização do processo de doar órgãos é necessário, ainda, respeitar as leis que regem nosso país< . Existem ainda fatores familiares na condução desse processo.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Portanto, pode haver uma contraposição na decisão do ato, em que há influências religiosas, culturais e afetivas.

Palavras Chaves

doação; perfil; doador.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC - Espírito Santo - Brasil, Hospital Maternidade Silvio Avidos - HMSA - Espírito Santo - Brasil

Autores

Ivinny Guimarães Tupy, Raul Edmo Amiti, Lara Gil Sodré, Flávia Cerqueira de Almeida, João Carlos Nepomuceno Gonçalves