14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERICARDITE E TAMPONAMENTO CARDIACO, ESTUDO SEMIOLOGICO

Fundamentação/Introdução

A pericardite é um processo inflamatório do pericárdio primário ou secundário que pode cursar com ou sem derrame pericárdico. O pericárdio normal é um saco fibroelástico contendo uma fina camada de fluido que envolve o coração. Quando há acumulo de liquido, derrame pericárdico, ou quando o pericárdio se torna cicatrizado e inelástico. O acumulo pode ser agudo ou crônico. A apresentação clínica depende em grande parte do tempo durante o qual o liquido pericárdico se acumula.

Objetivos

Relatar e descrever semiologicamente um caso clínico, evidenciando os sinais clínicos em suas fases.

Delineamento/Métodos

Trata-se do paciente, JDAS, 74 anos, sabidamente hipertenso, transferido de outra unidade de internação, para avaliação cardiológica, devido quadro pulmonar, iniciado com tosse seca, dispnéia, esforço respiratório, congestão pulmonar, edema de MMII, com hipótese diagnostica inicial de PAC e IC descompensada, fez uso de ceftriaxona e claritromicina, totalizando dez dias. Manteve quadro pulmonar com esforço respiratório e dependente de O2 em cateter nasal. Não houve relato de febre associada. Durante investigação inicial no serviço hospitalar para onde foi transferido, foi observado ausência de leucocitose e ausência de aumento de PCR nos exames laboratoriais, evidenciado à radiografia de tórax aumento da área cardíaca e no eletrocardiograma complexo QRS com baixa voltagem e alternância das ondas P, QRS e T. Ao exame físico, presença de pulso paradoxal, abafamento de bulhas e sinal de kussmaul. Submetido a ecocardiograma transtoracico, no qual foi laudado derrame pericárdico associado a tamponamento cardíaco. Encaminhamento à unidade de terapia intensiva para realização de pericardiocentese de urgência, com retirada de aproximadamente 700ml de liquido cítrino, que foi enviado para análise para confirmação etiológica.

Resultados

O diagnóstico precoce é importante para diminuir complicações e aumentar a sobrevida dos pacientes acometidos.

Conclusões/Considerações finais

Com base na literatura analisada, e no caso citado, conclui-se que, no tamponamento cardíaco, a anormalidade primária é a compressão de todas as câmaras cardíacas devido ao aumento da pressão pericárdica. Os sinais típicos ao exame físicos, tríade de Beck, abafamento de bulhas, ingurgitamento de jugular, hipotensão, pulso paradoxal, sinal de kussmaul, estão presentes em uma minoria dos casos e com restrições maiores e graves, logo necessário da compreensão semiológica.

Palavras Chaves

pericardite; tamponamento cardíaco, sinal de kussmaul; pulso paradoxal, tríade de Beck

Área

Clínica Médica

Autores

EVERLYN MARIA ENGEL, GEORGIA BRUNA SENA LIMA FERNANDES, BRISSA DANIELLE BARBOSA SOUZA, CLAUDIA SAAD VALADARES JAIME