14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Avaliação da Prevalência de Diabetes Mellitus e Hiperglicemia de Estresse no Infarto Agudo do Miocárdio de um Centro de Referência de Sergipe

Fundamentação/Introdução

Embora haja controvérsia quanto ao valor a ser adotado como indicador de hiperglicemia num paciente com quadro de Síndrome Coronariana Aguda (SCA) em curso, é consenso que a maioria desses pacientes, especialmente os portadores de diabetes mellitus, cursam com maior risco de complicações. Isso define importante preditor de sobrevida para esses doentes.

Objetivos

Avaliar a prevalência de diabetes mellitus e hiperglicemia de estresse em pacientes acometidos por um evento coronariano agudo levando em conta a correlação desses dois achados com o prognostico e sobrevida desses pacientes.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo coorte intra-hospitalar retrospectivo, com indivíduos de ambos os sexos atendidos em um centro de referência de Aracaju com quadro de SCA durante o período de outubro de 2015 a outubro de 2016. A coleta de dados foi realizada através de questionário padronizado (devidamente consentido pelos entrevistados). O trabalho já foi submetido ao Comitê de ética em pesquisa da UFS – Universidade Federal de Sergipe. Critério de inclusão: história clínica e confirmação a partir de: eletrocardiograma, ecocardiograma ou cinecoronarioangiografia. Critério de exclusão: inabilidade para responder as perguntas da ficha clínica ou a ausência de dados relevantes para o estudo.

Resultados

Foram analisadas 92 fichas das quais 44 fichas não continham a informação da glicemia de estresse e, por isso, foram desconsideradas. Desses pacientes, 66,66% apresentaram hiperglicemia hospitalar. 53,13% dos doentes possuíam diabetes mellitus, dos quais 64,71% também apresentavam hiperglicemia de estresse. Dentre os pacientes 65,63% eram do sexo masculino – sobre o qual prevaleceu em 37,5% a hiperglicemia de estresse isoladamente. Houve uma prevalência de idosos na importância de 81,25% e de indivíduos residentes na capital, representando 71,88% do total (sendo 15,62% do interior e 12,5% de outros estados). Negros e pardos foram minoria diante de brancos com 40,63%.

Conclusões/Considerações finais

Pode-se concluir que, em consonância com a literatura, há, de fato, larga presença de hiperglicemia de estresse isolada ou associada a diabetes mellitus dentre os pacientes admitidos na unidade com quadro de SCA. Assim, percebe-se a necessidade de uma intervenção mais cuidadosa quanto ao controle desses níveis glicêmicos para alcançar um melhor prognostico, reduzindo, assim, os riscos de complicações e melhorando a sobrevida.

Palavras Chaves

Diabetes; Infarto Agudo do Miocárdio;

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital São Lucas - Sergipe - Brasil, Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil

Autores

Beatriz Mendonça Martins, João Gabriel Lima Dantas, Andreza Santos Almeida, Antônio Carlos Sobral Sousa, Ícaro Leao Nunesmaia