14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

FEBRE DE ORIGEM INDETERMINADA COM MANIFESTAÇÃO DE DOENÇA DE CROHN

Fundamentação/Introdução

A Doença de Crohn pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, nos 75% dos pacientes com doença do intestino delgado o íleo terminal é acometido em 90 % dos casos. A febre pode ser manifestação de ileocolite, mas quando em elevados picos sugere formação de abcesso associado.

Objetivos

Relatar caso de paciente com Febre Prolongada associada a Doença de Cronh.

Delineamento/Métodos

Paciente relata que em 2014 iniciou quadro de episódios febris aferidos(em média 38 graus), no período vespertino, cerca de duas vezes ao mês associada a mialgia e artrite geralmente em grandes articulações. A febre cedia com antipiréticos. A febre permaneceu no mesmo padrão até o início de 2016, quando passou a durar cerca de uma semana e sem horário específico.

No período de três anos teve perda ponderal de 22 quilos associada a hiporexia. Não apresentava relato de diarreia, e referia dor abdominal difusa leve, com maior intensidade em andar superior de abdome e que piorava a alimentação e a palpação.

Paciente procurou o serviço de Clínica Médica e foi internado para investigação diagnóstica, durante o internamento foi investigado Malária, já que o paciente tinha relato de viagens anuais ao Norte do Brasil, com resultado negativo, Tuberculose renal, Endocartite, Leishmaniose Visceral, Lúpus Eritematoso Sistêmico, Doença de Still e outras causas de febre de origem indeterminada.

Resultados

Na colonoscopia mostrou úlceras rasas, com fundo de fibrina e bordos pouco elevados e eritematoso, que poupavam reto, mais presente em cólon direito e íleo distal. Foi aventada a hipótese de Doença de Crohn, sendo prescrito Mesalazina. Paciente não apresentou melhora da febre com a medicação após alta hospitalar e foi internado novamente para realização de novos exames. A segunda colonoscopia mostrou novamente úlceras em íleo terminal, com histopatológico que mostrou ileíte crônica erosiva. Paciente iniciou uso de corticoide, com melhora clínica, evoluindo afebril e com ganho ponderal.

Conclusões/Considerações finais

A doença de Crohn associada a ileíte crônica pode ser causa de febre de origem prolongada, mesmo na ausência de infecção associada, e o diagnóstico de doença inflamatória intestinal sem sintomas gastrointestinais exuberantes.

Palavras Chaves

FEBRE DE ORIGEM INDETERMINADA, DOENÇA DE CROHN

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL GERAL DR CESAR CALS - Ceará - Brasil

Autores

FERNANDA REGO MILITAO, RENAN CUNHA DA SILVA, CAMILA SAMEA MONTEIRO BEZERRA, LYS CARNEIRO SOARES DE CASTRO, CAIO CESAR FURTADO FREIRE