Relato de caso de um paciente diagnosticado tardiamente com hanseníase multibacilar no serviço de atenção primária no município de Altamira-PA.
Hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que se manifesta em lesões neurodermatológicas, tais como: lesões na pele e nos nervos periféricos principalmente nos olhos, mãos e pés, o que pode levar a incapacidades e deformidades. A cidade de Altamira – terceiro maior município do mundo - sofreu no ano de 2011 um “boom populacional” que teve como uma de suas consequências aumento da incidência de diversas doenças, dentre elas, a hanseníase, no qual o município ainda representa uma região endêmica para Hanseníase.
Relatar a situação clínica de um paciente atendido no serviço de atenção primaria de uma unidade de saúde no município de Altamira-PA.
O trabalho terá embasamento qualitativo, observacional e prospectivo com a avaliação de prontuários, relato do paciente, dos profissionais de saúde que o atenderam e também avaliação dos resultados dos exames laboratoriais e físicos.
paciente de 41 anos, do sexo masculino, soldador, residente na cidade de Altamira, foi diagnosticado em junho de 2016 com hanseníase multibacilar. O diagnóstico da doença só ocorreu três meses após sua primeira consulta na unidade de saúde do município o que provocou um sério comprometimento da função motora do seu lado esquerdo. O uso de drogas lícitas no inicio do tratamento também pode ter prejudicado a eficácia dos fármacos pois atualmente observa-se lesões dermatológicas mais acentuadas, perda da sensibilidade térmica e dolorosa bilateral, formação de garras na mão esquerda, perda da acuidade visual do lado esquerdo, força diminuída do lado esquerdo e alopecia bilateral nos membros inferiores causando assim a incapacidade na execução de algumas tarefas. O paciente está na decima primeira dose da poliquimioterapia multibacilar (PQT/MB).
O diagnóstico tardio e a associação de medicamentos com drogas licitas evidenciam uma das principais causa de agravo do paciente.
Hanseníase, diagnóstico tardio, atenção primária.
Clínica Médica
Andrey Thiago Balieiro de Souza , Pedro Henrique Gomes Vieira, Daniele Regina da Silva Fernandes