14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso de um paciente diagnosticado tardiamente com hanseníase multibacilar no serviço de atenção primária no município de Altamira-PA.

Fundamentação/Introdução

Hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae que se manifesta em lesões neurodermatológicas, tais como: lesões na pele e nos nervos periféricos principalmente nos olhos, mãos e pés, o que pode levar a incapacidades e deformidades. A cidade de Altamira – terceiro maior município do mundo - sofreu no ano de 2011 um “boom populacional” que teve como uma de suas consequências aumento da incidência de diversas doenças, dentre elas, a hanseníase, no qual o município ainda representa uma região endêmica para Hanseníase.

Objetivos

Relatar a situação clínica de um paciente atendido no serviço de atenção primaria de uma unidade de saúde no município de Altamira-PA.

Delineamento/Métodos

O trabalho terá embasamento qualitativo, observacional e prospectivo com a avaliação de prontuários, relato do paciente, dos profissionais de saúde que o atenderam e também avaliação dos resultados dos exames laboratoriais e físicos.

Resultados

paciente de 41 anos, do sexo masculino, soldador, residente na cidade de Altamira, foi diagnosticado em junho de 2016 com hanseníase multibacilar. O diagnóstico da doença só ocorreu três meses após sua primeira consulta na unidade de saúde do município o que provocou um sério comprometimento da função motora do seu lado esquerdo. O uso de drogas lícitas no inicio do tratamento também pode ter prejudicado a eficácia dos fármacos pois atualmente observa-se lesões dermatológicas mais acentuadas, perda da sensibilidade térmica e dolorosa bilateral, formação de garras na mão esquerda, perda da acuidade visual do lado esquerdo, força diminuída do lado esquerdo e alopecia bilateral nos membros inferiores causando assim a incapacidade na execução de algumas tarefas. O paciente está na decima primeira dose da poliquimioterapia multibacilar (PQT/MB).

Conclusões/Considerações finais

O diagnóstico tardio e a associação de medicamentos com drogas licitas evidenciam uma das principais causa de agravo do paciente.

Palavras Chaves

Hanseníase, diagnóstico tardio, atenção primária.

Área

Clínica Médica

Autores

Andrey Thiago Balieiro de Souza , Pedro Henrique Gomes Vieira, Daniele Regina da Silva Fernandes