14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RETENÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DO TERCEIRO ANO DO CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA DE SALVADOR – BAHIA SOBRE SUPORTE BÁSICO DE VIDA NO CURSO DE UMA PARADA CARDIO RESPIRATÓRIA

Fundamentação/Introdução

O fenômeno morte é caracterizado a partir da cessação das atividades dos sistemas circulatório e respiratório. Assim, o atendimento precoce e adequado da parada cardiorespiratória (PCR) é mister em circunstâncias últimas na assistência à saúde. A falta de reconhecimento dos sintomas e da valorização dessa situação – PCR – leva a maioria dos óbitos no ambiente extra hospitalar, portanto faz-se necessário que a população leiga, sobretudo profissionais de saúde, saibam atuar satisfatoriamente diante de uma vítima em PCR.
Para ser alcançado um ótimo nível de atendimento às situações de emergências cardiovasculares, as instituições de ensino devem contar com monitorização constante da retenção dos conhecimentos de um atendimento em suporte básico de vida diante de uma parada cardiorespiratória.

Objetivos

Avaliar o grau de retenção do conhecimento pelo estudante do terceiro ano de medicina sobre conhecimentos em SBV no curso de uma PCR durante parte de sua vida acadêmica.
Quantificar a população que foi exposta ao conhecimento extracurricular.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo observacional do tipo corte transversal prospectivo.
Foi elaborado, pelos pesquisadores, um questionário técnico específico seguindo orientações da Diretriz de Ressucitação Cardiopulmonar da American Heart Association edição 2015, uma vez que há impossibilidade de aplicação do questionário oficial desta instituição. Será utilizado o mesmo ponto de corte estabelecido pela AHA (70% de acertos).
Baseando-se nos parâmetros da AHA, o índice de acerto foi calculado tendo em vista o mínimo esperado de 70%. Assim, a população será estratificada da seguinte forma:
• Insuficiente: de 0 à 14 acertos
• Regular: de 15 à 20 acertos
• Boa: de 21 à 23 acertos
• Muito Boa: de 24 à 27 acertos
• Excelente: de 28 à 30 acertos

Resultados

Considerando a amostra até então analisada, 61% é o percentual dos estudantes do terceiro ano de medicina que obtiveram 70% ou mais de acertos no questionário técnico específico sobre SBV no curso de uma PCR após 2 anos da exposição formal em aula teórico-prática sobre o tema.
 

Conclusões/Considerações finais

Tomando como base as metodologias aplicadas nas universidades brasileiras é fundamental salientar o quanto é retido do conhecimento sobre SBV ao longo do tempo, uma vez que, devido a gama de informações que o estudante de medicina é exposto, a retenção do aprendizado em SBV pode ser inapropriada ou incompleta ao fim da formação.

Palavras Chaves

Parada Cardiorespiratória
Suporte Básico de Vida

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Salvador - Bahia - Brasil

Autores

Íkaro Macena Fritella, Amarildo Souza Rocha Filho