14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Burnout em Estudantes de Medicina: o estresse na formação acadêmica

Fundamentação/Introdução

A formação educacional exerce papel relevante na criação da identidade na vida das pessoas. A admissão no curso de medicina requer do estudante a mudança de rotina e a adoção de postura similares aos dos profissionais graduados. O estresse, inerente ao processo de ambientação e a dificuldade em lidar com situações extremas são entendidos como um ajuste inadequado às mudanças impostas e tornam a medicina uma área de especial risco para o desenvolvimento da Síndrome de Burnout. Essa síndrome é um dos males ocupacionais de caráter psicossocial mais grave, no qual o indivíduo apresenta exaustão emocional, despersonalização, baixa realização pessoal. É prevalente em profissões que envolvem cuidados com saúde e caracteriza-se por alterações psíquicas, hostilidade, dificuldades de desempenho regular de tarefas e até mesmo ideais suicidas.

Objetivos

Identificar a Síndrome de Burnout em acadêmicos do curso de medicina de um centro acadêmico no Espírito Santo e apontar os possíveis fatores de risco para essa síndrome.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo transversal, realizado no ano de 2017, verificando possíveis fatores de risco para Burnout, de abordagem qualiquantitativa em que a amostra será composta por graduandos do curso de medicina. Serão aplicados três questionários que associam perfil sócio demográfico, hábitos e avaliação de Burnout utilizando MBI - Maslach Burnout Inventory – Educators Survey (adaptado para estudantes) e análise de dados pelo Software IBM SPSS 20.0.0 2011.

Resultados

Participaram do estudo 286 alunos, com maioria composta por mulheres. Pôde-se inferir que 43,1% dos docentes apresentavam alto índice de exaustão emocional (EE), 44,8% moderado e 12,06% baixo índice. Foi apontado alto índice de despersonalização (DP) 18,9%, moderado 28,4% e baixo índice 52,5%. Quanto à realização pessoal (RP): 62,06% alto índice, 29,3% moderado e 8,62% baixo. No que diz respeito aos fatores de risco, foram identificados como condições relevantes para síndrome: horas de sono e de estudo, atividade física e associado a eles, evidenciou-se maior número de mulheres com alto índice de EE e DP comparado aos homens.

Conclusões/Considerações finais

No estudo proposto, foi evidenciado alta prevalência de Burnout entre os estudantes de medicina. É de suma importância que a equipe de discentes identifique essa síndrome de modo a minimizar os fatores identificados para o melhor prognóstico psicológico desses estudantes e consequente aumento da qualidade e produtividade no decorrer do curso.

Palavras Chaves

Síndrome de Burnout; Estudantes de Medicina; Saúde Mental; Formação Acadêmica.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário do Espírito Santo - Espírito Santo - Brasil

Autores

Leticia Binda Martins D Avila, Filipe Alves Nery, Lara Maria Vago, Wanderson S Gonçalves, Luciano Antonio Rodrigues