14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Pioderma gangrenoso como importante diagnóstico diferencial de dermatoses crônicas

Fundamentação/Introdução

O pioderma gangrenoso (PG) é uma doença crônica de etiologia desconhecida e com características típicas. Na maioria das vezes apresenta difícil diagnóstico. A causa idiopática representa 25 - 50% dos casos, o restante associa-se a patologias sistêmicas. Manifesta-se por ulcerações dolorosas, de diversos tamanhos e profundidade, com bordas mal delimitadas, localizadas especialmente nos membros inferiores, porém outras partes da pele, mucosas e órgãos podem ser acometidos. As úlceras podem surgir espontaneamente ou após traumas. O diagnóstico costuma ser tardio. Não existe nenhum tratamento padronizado ou algoritmo simples para a escolha da terapia.

Objetivos

Apresentar o pioderma gangrenoso como raro, porém importante diagnóstico diferencial de dermatoses crônicas.

Delineamento/Métodos

DESCRIÇÃO DO CASO
W.M.S., masculino, 61 anos, portador de doença venosa periférica, apresentou máculas arroxeadas em membro inferior esquerdo associado à dor e edema em setembro de 2016. Recebeu diagnóstico de trombose e realizou tratamento com rivaroxabana, aminaftona e dexametasona. Após sete meses surgiram vesículas dolorosas, de rápida evolução, primeiramente em membro inferior esquerdo e posteriormente em membro inferior direito que rompiam-se, permanecendo um pequeno orifício. A dor era em “ferroada”, de forte intensidade e sem relação com a integridade das vesículas. Levantou-se a suspeita de úlceras varicosas, porém, durante a investigação, notou-se que as lesões eram muito dolorosas e com localização incomum, o que afastava esta possibilidade.

Resultados

Foi encaminhado para a biópsia das lesões que diagnosticou Pioderma Gangrenoso. Iniciou-se tratamento com clindamicina e prednisona, obtendo importante melhora clínica (redução da lesões e da dor). O paciente foi orientado a seguir acompanhamento ambulatorial e a investigar doenças conhecidamente relacionadas ao PG, como neoplasias malignas, doenças inflamatórias intestinais, entre outras.

Conclusões/Considerações finais

Os casos de PG são pouco frequentes e quase sempre o diagnóstico é tardio, já que a sua apresentação clínica pode mimetizar outras doenças. Nesse sentido, o relato mostra-se relevante, pois determina como a anamnese e exame físico desempenham papel fundamental no diagnóstico do PG. Portanto, conclui-se que por ser uma doença rara e de difícil diagnóstico, o PG deve sempre ser lembrado como diagnóstico diferencial de dermatoses crônicas.

Palavras Chaves

Pioderma gangrenoso; Diagnóstico diferencial; Anamnese; Exame físico

Área

Clínica Médica

Instituições

Unicesumar - Paraná - Brasil

Autores

Isabella de Souza Dantas, Juliana dos Santos Tortajada, Gabriela Marengone Altizani, Guilherme Carlesso, Vinicius Rebola Danielli