Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Impacto da distensão vesical na medida da pressão arterial em humanos

Fundamentação/Introdução

Sabe-se que alguns fatores podem interferir na medida correta da pressão arterial, sendo a distensão vesical uma delas. Apesar das evidências, os estudos são escassos e geralmente envolvem animais de experimentação.

Objetivos

Objetivo: Avaliar o comportamento de três variáveis (pressão arterial sistólica, diastólica e freqüência cardíaca), de acordo com o grau de distensão vesical, expresso por vontade discreta, moderada e intensa de urinar e após micção, comparando-se os resultados com os níveis basais, em normotensos.

Delineamento/Métodos

Métodos: Foram avaliados 91 indivíduos, com idade média de 32,3 ± 15,7 anos. Verificadas pressão arterial e freqüência cardíaca em condições basais. Após ingesta de aproximadamente 1.000 ml de água mineral em até 30 minutos aferiam-se novamente pressão arterial e freqüência cardíaca, quando, a partir de uma escala de pontos, referiam vontade discreta, moderada e intensa de urinar e cinco minutos após micção.

Resultados

Resultados: Foram os seguintes os resultados estatísticos para as variáveis estudadas, comparando-se os valores em condições basais com as sensações subjetivas de vontade discreta, moderada e intensa de urinar e cinco minutos após micção. Pressão sistólica: p = 1,000; p = 0,002; p < 0,0005 e p = 1,000. Pressão diastólica: p = 0,622; p = 0,005; p < 0,0005 e p = 1,00. Freqüência cardíaca: p = 0,002; p < 0,0005; p = 0,062 e p = 0,001.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: Houve correlação entre distensão vesical e aumento da pressão arterial quando a sensação era de vontade moderada e intensa de urinar Esse comportamento lógico não foi observado com freqüência cardíaca.

Palavras Chaves

pressão arterial sistólica, diastólica, freqüência cardíaca , distensão vesical

Área

Clínica Médica

Autores

Julia Braga Vaz, Francisco Assis Costa, Maria Alayde Mendonça, Ivan Romero Rivera, José Maria Fernandes

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017