14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Impacto da distensão vesical na medida da pressão arterial em humanos

Fundamentação/Introdução

Sabe-se que alguns fatores podem interferir na medida correta da pressão arterial, sendo a distensão vesical uma delas. Apesar das evidências, os estudos são escassos e geralmente envolvem animais de experimentação.

Objetivos

Objetivo: Avaliar o comportamento de três variáveis (pressão arterial sistólica, diastólica e freqüência cardíaca), de acordo com o grau de distensão vesical, expresso por vontade discreta, moderada e intensa de urinar e após micção, comparando-se os resultados com os níveis basais, em normotensos.

Delineamento/Métodos

Métodos: Foram avaliados 91 indivíduos, com idade média de 32,3 ± 15,7 anos. Verificadas pressão arterial e freqüência cardíaca em condições basais. Após ingesta de aproximadamente 1.000 ml de água mineral em até 30 minutos aferiam-se novamente pressão arterial e freqüência cardíaca, quando, a partir de uma escala de pontos, referiam vontade discreta, moderada e intensa de urinar e cinco minutos após micção.

Resultados

Resultados: Foram os seguintes os resultados estatísticos para as variáveis estudadas, comparando-se os valores em condições basais com as sensações subjetivas de vontade discreta, moderada e intensa de urinar e cinco minutos após micção. Pressão sistólica: p = 1,000; p = 0,002; p < 0,0005 e p = 1,000. Pressão diastólica: p = 0,622; p = 0,005; p < 0,0005 e p = 1,00. Freqüência cardíaca: p = 0,002; p < 0,0005; p = 0,062 e p = 0,001.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: Houve correlação entre distensão vesical e aumento da pressão arterial quando a sensação era de vontade moderada e intensa de urinar Esse comportamento lógico não foi observado com freqüência cardíaca.

Palavras Chaves

pressão arterial sistólica, diastólica, freqüência cardíaca , distensão vesical

Área

Clínica Médica

Autores

Julia Braga Vaz, Francisco Assis Costa, Maria Alayde Mendonça, Ivan Romero Rivera, José Maria Fernandes