14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

HORMONIOTERAPIA E TROMBOSE VENOSA PROFUNDA: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A hormonioterapia é usada mundialmente. Assim, alguns estudos tem demonstrado a associação entre seu uso e o tromboembolismo venoso.

Objetivos

: Avaliar a associação entre o uso da hormonioterapia e trombose venosa profunda (TVP) Duplex scan venoso de MMII, em mulheres sintomáticas.

Delineamento/Métodos

Entre Janeiro e Dezembro de 2.014, 65 pacientes do sexo feminino foram avaliados com ecografia vascular para diagnóstico de TVP, sendo aplicado um questionário clínico, antes da realização do exame, incluindo o uso atual de hormonioterapia. Os dados clínicos e laboratoriais gerados foram avaliados pelos testes estatísticos apropriados.

Resultados

. Diante dos resultados, observou-se que a idade média das pacientes foi de 50,3 ± 16,9 anos, com TVP diagnosticada em 18% dos pacientes, sendo de localização proximal em 37,5% das pacientes e distal em 62,5%. Das pacientes avaliadas, 18,8% estavam em uso de hormonioterapia, sendo diagnosticado TVP em 42,9% delas e em 17,6% das pacientes em uso de hormonioterapia (p= 0,001) demonstraram significância estatística para a ocorrência de TVP sintomática.

Conclusões/Considerações finais

O uso de hormonioterapia foi associado com o diagnóstico de TVP em mulheres sintomáticas, comparativamente às pacientes sem uso desta medicação.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Autores

Ana Lívia Felippe da Silva Pasqua, Daniel Rocha Rabelo, Larissa Aparecida Pereira da Silva, Gizelle Sinfrônio Souza, Ana Cláudia Rocha Sales