HORMONIOTERAPIA E TROMBOSE VENOSA PROFUNDA: RELATO DE CASO
A hormonioterapia é usada mundialmente. Assim, alguns estudos tem demonstrado a associação entre seu uso e o tromboembolismo venoso.
: Avaliar a associação entre o uso da hormonioterapia e trombose venosa profunda (TVP) Duplex scan venoso de MMII, em mulheres sintomáticas.
Entre Janeiro e Dezembro de 2.014, 65 pacientes do sexo feminino foram avaliados com ecografia vascular para diagnóstico de TVP, sendo aplicado um questionário clínico, antes da realização do exame, incluindo o uso atual de hormonioterapia. Os dados clínicos e laboratoriais gerados foram avaliados pelos testes estatísticos apropriados.
. Diante dos resultados, observou-se que a idade média das pacientes foi de 50,3 ± 16,9 anos, com TVP diagnosticada em 18% dos pacientes, sendo de localização proximal em 37,5% das pacientes e distal em 62,5%. Das pacientes avaliadas, 18,8% estavam em uso de hormonioterapia, sendo diagnosticado TVP em 42,9% delas e em 17,6% das pacientes em uso de hormonioterapia (p= 0,001) demonstraram significância estatística para a ocorrência de TVP sintomática.
O uso de hormonioterapia foi associado com o diagnóstico de TVP em mulheres sintomáticas, comparativamente às pacientes sem uso desta medicação.
Clínica Médica
Ana Lívia Felippe da Silva Pasqua, Daniel Rocha Rabelo, Larissa Aparecida Pereira da Silva, Gizelle Sinfrônio Souza, Ana Cláudia Rocha Sales