14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO EM MONTES CLAROS - MG

Fundamentação/Introdução

O Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) persiste como importante causa de morbidade e mortalidade, apesar dos avanços tanto no tratamento como na prevenção dessa condição. As doenças cardiovasculares ocupam o primeiro lugar entre as causas de morte na população brasileira desde a década de 1960.

Objetivos

Analisar a prevalência de Infarto Agudo do Miocárdio em Montes Claros, Minas Gerais entre os anos de 2008 a 2016.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo de investigação, retrospectivo, transversal, de caráter descritivo e quantitativo. Foi utilizado como universo de pesquisa a base de dados do Sistema de Informações Hospitalares do Sistema Único de Saúde e colhido informações referentes à prevalência de IAM no município de Montes Claros, no período de 2008 a 2016.

Resultados

Os dados obtidos mostraram que o número total de internações por IAM foi de 4.760, sendo que o ano de 2009 apresentou maior índice com 797 internações (16,74%), seguido do ano 2016, com 636 internações (13,3%). A faixa etária mais representativa foi dos 60 aos 69 anos (27,7%), com maior prevalência no gênero masculino (59,6%) e nos indivíduos de cor parda (51,1%). Foi computado um total de 528 óbitos durante o período estudado, representando 11% dos pacientes que foram internados em decorrência de IAM. O ano de 2016 foi o que apresentou o maior número de óbitos, com 89 casos (16,8%). Além disso, é importante salientar que a mortalidade decorrente de IAM no município demonstrou, de um modo geral, aumento gradativo durante todo esse período, havendo uma elevação de 3,7 vezes entre os anos de 2008 (24 óbitos) e 2016 (89 casos).

Conclusões/Considerações finais

O presente estudo pode evidenciar que embora a literatura enfoque uma tendência à queda no número de pacientes vítimas de IAM, a população norte mineira ainda não vive esta realidade. Nos últimos anos houve oscilações sem decréscimos importantes nos números reais, fato que revela a magnitude das doenças cardiovasculares e ainda elevada mortalidade, haja vista que mais de 10% dos pacientes internados vítima de IAM nos hospitais de Montes Claros faleceram. Esses resultados refletem a necessidade de se criar no município políticas públicas mais significativas em relação à prevenção do IAM, bem como dispor de condições para um rápido diagnóstico e tratamento efetivo daqueles acometidos por essa patologia.

Palavras Chaves

Infarto do Miocárdio. mortalidade. prevalência.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros - Minas Gerais - Brasil

Autores

Nathália Rebouças Pereira, Nayara Caetano Agapito, Carolina Ruas Freire Santos, Juliana Cristina de Souza, Uiliam Rodrigues Soares Olivera