14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL DE SENSIBILIDADE E RESISTÊNCIA BACTERIANA DE HEMOCULTURAS COLETADAS EM DEPARTAMENTO DE EMERGÊNCIA DE HOSPITAL MUNICIPAL NO MARANHÃO EM 2015

Fundamentação/Introdução

Introdução: A resistência bacteriana tem se tornado um grande desafio na área da saúde. O crescente número de cepas bacterianas cada vez mais resistentes à quimioterapia disponível aumenta o tempo de internação, exige medicamentos caros de difícil acesso e aumenta a morbidade e mortalidade nos serviços de saúde em geral, tornando necessária e fundamental a realização dos perfis de sensibilidade bacteriana.

Objetivos

Objetivo: Identificar o perfil de sensibilidade e resistência de bactérias isoladas em hemoculturas coletadas no departamento de emergência do Hospital Municipal Clementino Moura, em São Luís - MA.

Delineamento/Métodos

Método: Estudo exploratório descritivo, com dados prospectivos e abordagem quantitativa, realizado de junho a dezembro de 2015, com dados de 100 hemoculturas coletadas nos respectivos meses. Os dados foram tabulados e analisados por estatística descritiva e apresentados em gráficos.

Resultados

Resultados:Dentre os microorganismos Gram negativos, todos eram sensíveis à amicacina, imipenem, meropenem, tigeciclina e polimixina B. Verificou-se que a E. coli apresentou resistência a ampicilina/sulbactam e ciprofloxacino; a Klebsiella pneumoniae apresentou-se resistente à ampicilina/sulbactam e gentamicina; a Pseudomonas aeruginosa demonstrou-se resistente à ceftazidima. Em relação aos microorganismos Gram positivos todos eram sensíveis à linezolida, sulfametoxazol/trimetoprim e vancomicina (MIC≤ 1µg/ml). Verificou-se S. aureus resistente à clindamicina, daptomicina e vancomicina (MIC≤ 0,5µg/ml), Enterococcus faecalis resistente à ciprofloxacino, oxacilina e tetraciclina. Quanto às multiressistentes: a Klebsiella pneumoniae ESBL demonstrou-se resistente à ampicilina/sulbactam e a E. coli ESBL demonstrou-se resistente à gentamicina e com sensibilidade intermediário para imipenem e meropenem.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: A resistência de microorganismos aos antimicrobianos tem aumentado em grandes proporções nas últimas décadas, gerando uma necessidade crescente de conhecimento do perfil de sensibilidade das bactérias que mais frequentemente causam infecções e do modo de disseminação da resistência. A literatura tem mostrado que o sistema de auditoria dos antimicrobianos prescritos por equipe multidisciplinar é a forma mais eficaz de racionalizar o uso dos antibióticos e a melhor forma de evitar a resistência microbiana — passando então a ser ferramenta fundamental de prevenção, assim como definição e análise da microbiota específica de cada instituição hospitalar.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL CLEMENTINO MOURA - Maranhão - Brasil, UNIVERSIDADE CEUMA - Maranhão - Brasil

Autores

Giovanna Nunes Belo Mendes, Alexis Sousa Carlos, Fracisco Airton Veras Júnior, Sheila Veloso Eufrásio, Jandiana Cassia Pereira Sales