14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Hipertensão arterial pulmonar primária simulando insuficiência cardíaca direita - relato de caso

Fundamentação/Introdução

A hipertensão pulmonar (HP) é definida como uma pressão média da artéria pulmonar ≥ 25 mmHg em repouso, sendo classificada, de acordo com o Simpósio Mundial de Hipertensão Pulmonar, em 1. Hipertensão arterial pulmonar idiopática, 2. HP por doença cardíaca esquerda, 3. HP devido a doenças pulmonares e/ou hipóxia, 4. HP tromboembólica crônica e 5. HP com mecanismos pouco claros ou multifatoriais. Nas fases mais avançadas, pode gerar sobrecarga e falência do ventrículo direito, com sinais e sintomas de insuficiência cardíaca (IC) direita. Frente ao paciente com HP, faz-se necessário a correta classificação para possibilitar a escolha adequada do tratamento.

Objetivos

Descrever o caso de um paciente de 32 anos, masculino, com Hipertensão arterial pulmonar primária simulando insuficiência cardíaca direita.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo descritivo, realizado por meio de análise de prontuários e acompanhamento do paciente durante internação no ano de 2017.

Resultados

Paciente de 32 anos, masculino, com quadro de dispnéia e dor torácica. Histórico de acompanhamento cardiológico irregular nos últimos 5 anos, com diagnóstico de IC direita. Ao exame físico, regular estado geral, cianótico, hidratado, afebril, anasarcado e com turgência jugular. Sopro sistólico de regurgitação em foco tricúspide (++++/6+), ictus cordis direito visível, propulsível e palpável, com a frequência cardíaca de 97 batimentos por minuto e pressão arterial de 115/85 mmHg. Abdomen ascítico e com hepatomegalia. Edema bilateral em membros inferiores (++/4+). Realizados exames para investigação, que descartaram alteração parenquimatosa pulmonar ou presença de trombo-embolia pulmonar. Ecocardiograma mostrou coração esquerdo normal, com dilatação e disfunção importantes do ventrículo direito, além de HP importante. Cateterismo direito confirmou HP, de origem pré-capilar. Sorologias negativas, e demais exames sem alterações.

Conclusões/Considerações finais

Foi excluído a hipótese de HP relacionada à IC esquerda (coração esquerdo normal), assim como foi afastado acometimento pulmonar parenquimatoso e vascular significativo (exclui a hipótese de HP por eventos tromboembólicos e por doença pulmonar). Dessa forma, o quadro denota o diagnóstico HP do tipo I, podendo ser de causa idiopática, ou relacionada a outras patologias como, por exemplo, a esquistossomose. O diagnóstico específico quanto à etiologia da HP do paciente ainda estava sendo objetivo de investigação, quando o mesmo veio a óbito devido à hemorragia abdominal maciça.

Palavras Chaves

Hipertensão pulmonar; Insuficiência cardíaca direita; Complicações.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário do Espírito Santo - Espírito Santo - Brasil

Autores

Filipe Alves Nery, Leticia Binda Martins D Avila, Ingrid Ribeiro, Lucas Dutra Vieira, Paulo Roberto Angelete Alvarez Bernardes