14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

A eficácia do tratamento com Alirocumab na reducção de LDL- colesterol em pacientes Hipercolesterolemia Familiar

Fundamentação/Introdução

A hipercolesterolemia familiar (FH) é um distúrbio hereditário autossômico caracterizada por níveis marcadamente elevados de colesterol LDL (LDL-C) e um risco aumentado de doença cardiovascular aterosclerótica prematura. É um dos distúrbios genéticos mais comuns e que mesmo com a administração de estatinas pode ocorrer refratariedade do quadro de hipercolesterolemia familiar . Estudos recentes demonstram que alirocumab, inibidor proteína propulsora de anticorpos monoclonais humanos Convertase subtilisina / kexina tipo 9 (PCSK9), pode ser uma alternativa promissora no tratamento de hipercolesterolemia familiar.

Objetivos

O objetivo desse estudo é identificar na literatura nacional e internacional trabalhos que demonstrem o alirocumab no tratamento de Hipercolesterolemia FamiliaR e sua eficácia na redução de LDL-colesterol em HF.

Delineamento/Métodos

Trata-se de uma revisão sistemática da literatura. Os descritores pesquisados em base de dados da PUBMED e MEDLINE foram: alirocumab, hipercolesterolemia familiar, LDL-colesterol no período de 2012 a 2017 e foram incluídos artigos que demonstrassem a eficácia do tratamento com Alirocumab na reducção de LDL- colesterol em pacientes Hipercolesterolemia Familiar.

Resultados

Dos 115 artigos encontrados foram incluídos 29 artigos. Todos artigos demonstram que o alirocumab consegue reduções significativas nos níveis deLDL - colesterol, bem como reduções na não-alta densidade Colesterol de lipoproteínas, apolipoproteína B e lipoproteína . Estão em curso ensaios para determinar a eficácia, segurança e tolerabilidade de inibidores de PCSK9 e se essa nova classe de agentes diminui o risco de grandes eventos cardiovasculares em pacientes com terapia modificadora de lipídios e HF. Os dados disponíveis sugerem que os inibidores da PCSK9 proporcionam uma redução dos níveis de colesterol aterogênico com um bom perfil de segurança, especialmente para pacientes que não conseguem obter uma resposta clínica ótima à terapia com estatinas em HF.

Conclusões/Considerações finais

A redução dos níveis de PCSK9 através do alirocumab está em desenvolvimento como a abordagem mais promissora para redução dos níveis LDL-coelesterol em Hipercolesterolemia Familiar.

Palavras Chaves

alirocumab, hipercolesterolemia familiar, LDL-colesterol

Área

Clínica Médica

Autores

Gabriel Araujo Castro Santos, Camila Holanda Santana, Paula Vitali Miclos, Antônio Carlos Bacelar Nunes Filho