14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Síndrome de Cushing ACTH independente

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de Cushing (SC) independente de hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) corresponde a 20% dos casos endógenos de tal afecção. A incidência de Adenomas de suprarrenal oscila ente 5-10% dos casos de SC, portanto patologia rara.

Objetivos

Descrever caso de SC com manifestações clínicas clássicas e etiologia rara.

Delineamento/Métodos

Mulher, 38 anos, encaminhada a hospital terciário devido queixa de fadiga e sudorese há 5 meses. Hipertensa há 06 meses, com tríplice terapia, controle pressórico irregular. Hiperglicemia em investigação. Ao exame, apresentava edema em região abdominal e face, gibosidade em dorso, hematomas em membros inferiores, hirsutismo em face e dorso, estrias violáceas em região axilar, membros inferiores hipotróficos.
Procedeu-se a investigação diagnóstica com cortisol urinário de 24 horas de 799,4 mcg, cortisol plasmático após 1 miligrama de dexametasona de 24,2 mcg/dL, confirmando o hipercortisolismo. O Hormônio adrenocorticotrófico (ACTH) foi de 1,0 pg/mL, corroborando com o diagnóstico de doença primária de suprarrenal. Realizada tomografia computadorizada de abdome que mostrou nódulo único em suprarrenal esquerda, bordos bem definidos, 4,7 mm em maior eixo, realce após infusão do contraste, sugestivo de adenoma suprarrenal. A paciente foi submetida a adrenalectomia unilateral, aguardando resultado de anatomopatológico.

Resultados

Dentre as etiologias de SC destacam-se a causa iatrogênica e as afecções da hipófise como as mais incidentes. As causas ACTH independentes possuem menor incidência, sendo os adenomas e carcinomas de glândulas suprarrenais responsáveis por cerca de 0,2-1,26 casos por milhão ao ano. É essencial que o hipercortisolismo seja confirmado diante de suspeita clínica de SC, com ao menos dois dos seguintes testes: cortisol salivar noturno, teste da supressão com 1mg de dexametasona, cortisol livre urinário em 24 horas. Apenas, a partir dessa confirmação, deve-se proceder a investigação da causa da SC, como realizado no caso descrito.

Conclusões/Considerações finais

Ainda que um vasto número de condições possa levar a SC, algumas se destacam pela raridade, como no caso em questão. O correto seguimento clínico pode evitar intervenções desnecessárias e ameaçadoras à vida. Para tanto, convém destacar a importância da adequada sequência de propedêutica diagnóstica.

Palavras Chaves

Síndrome de Cushing, Hipercortisolismo, Adenoma suprarrenal

Área

Clínica Médica

Instituições

Unifenas - Minas Gerais - Brasil

Autores

Karla Danielle Santos, Vanessa Carvalho Lago, Aline Bonora Oliveira, Julie Nieri Magalhães Anzai, Lara Élida Guazzeli Freitas