14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Tratamento conservador de volumoso hematoma subcapsular hepático pós traumático

Fundamentação/Introdução

O hematoma subcapsular hepático é uma patologia cuja avaliação clínica é essencial para suspeita diagnóstica. É confirmado através de exames complementares, principalmente a tomografia computadorizada de abdome.

Objetivos

Descrever um caso de volumoso hematoma subcapsular hepático pós traumático com enfoque no seu tratamento conservador.

Delineamento/Métodos

Estudo descritivo constando de relato de caso e revisão de literatura nas bases de dados eletrônicas.

Resultados

Feminina, 40 anos, com relato de dor de forte intensidade em região epigástrica e hipocôndrio direito de início súbito, após trauma, associada a vômitos sem presença de sangue. Ao exame encontrava-se hemodinamicamente estável; abdome flácido com dor à palpação profunda em regiões epigástrica e hipocôndrio direito, sem sinal de irritação peritoneal. Laboratório: Hb 9,5 / Ht 28,9 / leucócitos 10.600 / plaquetas 264.000 / TAP 71,8 / INR 1,2 / PTT 27 / TGO 187 / TGP 194. Ultrassonografia de abdome total evidenciou fígado de dimensões aumentadas apresentando duas imagens contínuas respectivamente de 11cm e 12cm, sugerindo processo expansivo. Tomografia computadorizada de abdome superior evidenciou lesão hepática volumosa, de caráter misto, com hematoma subcapsular envolvendo cerca de 50% da superfície hepática e lesão no segmento VI do fígado de 7,5cm a qual pode ser o ponto de ruptura do parênquima hepático ou uma lesão tumoral (adenoma, carcinoma hepatocelular, hemangioma?). Paciente com lesão hepática estratificada como uma lesão grau II de acordo com a escala de pontuação de lesões da Associação Americana para Cirurgia do Trauma (AAST). Foi adotada conduta expectante com antibioticoterapia profilática (ciprofloxacino por 7 dias) e tomografia computadorizada de abdome de controle. Paciente permaneceu internada por 34 dias, sendo 16 dias na Unidade de Terapia Intensiva. Exames da alta hospitalar sem alterações dignas de nota.

Conclusões/Considerações finais

A precocidade do diagnóstico e tratamento é importante para evitar a ruptura do hematoma. Diversas modalidades terapêuticas têm sido tentadas, porém o tratamento conservador e observação a nível ambulatorial foram as melhores escolhas para esse caso.

Palavras Chaves

Hematoma subcapsular hepático, trauma, tratamento conservador.

Área

Clínica Médica

Autores

Carla Alves Rabelo, Glícia Campanharo Malheiros, Danielle Ferreira Chagas, Júlia Marcelino Terra, Vinícius Alves Rabelo