14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

DERRAME PERICÁRDICO SECUNDÁRIO AO HIPOTIREOIDISMO: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Introdução: O hipotireoidismo é causado por uma perda passageira ou progressiva da biossíntese hormonal, sendo suas manifestações clínicas, marjoritariamente associadas ao grau de deficiência hormonal. Uma complicação incomum do hipotireoidismo é o derrame pericárdico, que apresenta –se como líquido pericárdico de alto teor protéico, em consequência de aumento da permeabilidade capilar, dificuldade de drenagem linfática ou retenção de sódio e água.

Objetivos

Objetivos: Alertar quanto a coexistência de derrame pericárdico em portadores de hipotireoidismo e sua importância diagnóstica, além de um correto seguimento terapêutico.

Delineamento/Métodos

Métodos: Realizou-se uma revisao de prontuário, além de um exame clínico completo associado a pesquisa bibliográfica de literaturas nacionais e internacionais abrangendo relatos de casos, estudos de casos, artigos de revisão e artigos originais.

Resultados

Relato de Caso: Masculino,75 anos, apresentando quadros de dispneia aos esforços há cerca de dois anos, associada a uma diminuição da acuidade auditiva há 5 anos. Queixava-se de lentificação na voz, ressecamento na pele e edema generalizado, principalmente em membros inferiores, evoluindo com este quadro há dois anos. Referia perda dos cabelos há 10 anos, sem causa identificada. Foram solicitados ecocardiograma(ECO), eletrocardiograma, hemograma completo e dosagem de TSH. O ECO levidenciou um considerável derrame pericárdico causador da dispneia e a dosagem de TSH apresentou resultado de 76 mU/l . Diagnosticado com hipotireoidismo e com derrame pericárdico com possível etiologia através da patologia endócrina. Foi iniciado Lexotiroxina75 mcg/dia ambulatorial. Após dois meses em reavaliacão, houve melhora da lentidão, rouquidão, edema, crescimento considerável dos cabelos, diminuição do ressecamento da pele e resolução do quadro de dispneia. Foi realizado um segundo ecocardiograma em junho 2017 apresentando diminuição do derrame, porém ainda com discreto quadro.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: O aparecimento de derrame pericárdico secundário ao hipotireoidismo é uma complicação rara, chegando a menos de 5% dos portadores da doença base. A presença de derrame é um fator prognóstico ruim, mostrando um estágio mais grave. São poucos os casos relatados na literatura de derrame pericárdico secundário a hipotireoidismo, e ainda menos com regressão apenas com tratamento medicamentoso. Portanto, ressalta-se a grande importância deste relato, pela compensação do quadro e diminuicao do derrame no uso de levotiroxina.

Palavras Chaves

Derrame pericardico. Hipotireoidismo. Tiroxina.

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil

Autores

Willams Germano Bezerra Segundo, Rena Matusa Oliveira Barros, Gabriel Mendonça Diniz Lima, José Háilo Marinho Filho, Ivson Cartaxo Braga