14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Micobacteriose atípica: Mycobacterium intracellulare e chimaera em uma mesma amostra de cultura de escarro – Relato de caso

Fundamentação/Introdução

Introdução: As micobactérias não-tuberculosas são todas aquelas que não integram o Mycobacterium tubeculosis complex (Mycobacterium tuberculosis e Mycobacterium bovis) e o Mycobacterium leprae, contabilizando cerca de 125 espécies capazes de acometimento humano. Entre estas, aparentemente as provocadas pelo complexo avium-intracellulare são as mais freqüentes e, atualmente, sugere-se a inclusão de novas espécies, como o Mycobacterium chimaera. Não há evidência de transmissão animal/ humana ou humana/humana, resultando a doença de exposição ambiental. A manifestação clínica mais frequente é a doença pulmonar crônica (90% dos casos). Este relato trata da ocorrência de micobacteriose atípica com duas micobactérias em uma mesma amostra de escarro, descrição raramente encontrada na literatura.

Objetivos

Objetivos: Demonstrar a ocorrência de duas micobactérias em uma mesma amostra de escarro em um paciente já tratado para tuberculose (TB) pulmonar.

Delineamento/Métodos

Métodos e delineamento: Estudo descritivo do tipo relato de caso. Homem, 52 anos, com histórico prévio de TB pulmonar, tendo sido submetido a diversas linhas de tratamento (3 a 4), sem melhora clínica significativa e sem negativação de baciloscopia (BAAR). Após diversas culturas de escarros negativas entre 2012 e 2015, apresentou, em maio/2015, amostra única com presença de 2 micobactérias (Mycobacterium intracellulare e chimaera); análise repetida e confirmada.

Resultados

Resultados: Iniciado tratamento em janeiro/2016 com claritromicina 1g/dia, rifampicina 600 mg/dia e etambutol 1,2g/dia por 18 meses, além de estreptomicina 1g/dia por 12 meses (devido à forma cavitária vista em radiografia de tórax). Paciente apresentou epigastralgia diante de medicações, sendo reduzida a dose de claritromicina para 500 mg/dia. No momento, mantém BAAR negativo, contudo, com cultura do escarro positiva, motivo pelo qual houve manutenção de antibioticoterapia. Há persistência de episódios de dispnéia, com necessidade de oxigenoterapia, mas, em melhora de tosse produtiva e epigastralgia.

Conclusões/Considerações finais

Considerações finais: A compreensão da micobacteriose atípica é de suma importância pela possibilidade de confusão com a TB pulmonar ou extrapulmonar, tendendo a não responder a terapêutica proposta. Seu tratamento é difícil e demorado, além de frequentemente resistente aos antibióticos corriqueiros. Doença de evolução crônica, sendo a presença de duas micobactérias em uma mesma amostra de escarro algo raro de ser encontrado.

Palavras Chaves

Palavras-chaves: micobacteriose atípica. Cultura de escarro. Mycobacterium intracellulare. Mycobacterium chimaera.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Universitário Professor Alberto Antunes - HUPAA - Alagoas - Brasil

Autores

Sarah de Souza Lira Gameleira, Melyna Shayanne Pessôa Veiga, Tadeu Peixoto Lopes, Clarita Machado de Melo Santos, Juliana Rocha Jatobá Leite