14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

CUIDADOS PALIATIVOS COMO UM DIFERENCIAL NA FORMAÇÃO DOS NOVOS RESIDENTES DE CLINICA MÉDICA

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: Segundo Organização Mundial de Saúde, os cuidados paliativos são definidos como uma abordagem multidisciplinar que visa melhorar a qualidade de vida de pacientes e seus familiares que enfrentam uma doença ameaçadora de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento, identificação precoce e controle impecável dos sinais e sintomas. Segue um relato de um serviço de residência de clínica médica em Goiás que possui uma ala dedicada a estes cuidados.

Objetivos

OBJETIVOS: Relatar o impacto da prática de cuidados paliativos na formação dos residentes de clinica médica em um hospital de Goiás.

Delineamento/Métodos

RELATO DE CASO: Hospital público terciário de média complexidade, com acreditação de qualidade conferida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e um total de 15 programas de residência médica, sendo uma delas a Clínica Médica. A cada mês um residente desta especialidade cumpre sua escala com dedicação exclusiva na ala de cuidados paliativos para aprender condutas como: promover o alívio da dor e outros sinais de desconforto, entender a morte como um processo natural, trabalhar com equipe multiprofissional e amparar os familiares durante todo o processo de uma doença incurável. Aperfeiçoando assim as percepções de vida e morte, as práticas do cuidar e curar, os princípios interdisciplinares, a relação médico-paciente-família e as habilidades para evitar futilidades terapêuticas.

Resultados

Os cuidados paliativos não só fortalecem a magnitude da Clinica Médica como amplia o processo de cuidar nas doenças crônicas e na terminalidade da vida, a fim de garantir dignidade, conforto e a proporcionalidade terapêutica. A medicina paliativa mostra-se essencial na capacitação do manejo dos sintomas físicos e da morte. Ademais, abordagem paliativa traz mudanças não só para o paciente como para os profissionais de saúde e familiares envolvidos, na medida em que promove reflexões acerca do ser humano em suas dimensões psicossociais e espirituais . Parafraseando Saunders é permitir: “…acrescentar vida aos dias quando não se pode acrescentar dias à vida…”. Implementar tais práticas, portanto, na formação médica é indispensável.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: A prática paliativa, portanto, é essencial na formação e necessita ser abordada mais precocemente na educação e médica.

Palavras Chaves

Cuidados Paliativos, Clínica Médica, Formação Médica

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL ALBERTO RASSI - Goiás - Brasil

Autores

PATRICIA FREIRE CAVALCANTE, LUCIANA BEATRIZ MENDES GOMES, JULIANA SINEZIO SANTOS, ELIZA OLIVEIRA BORGES, ANA MARIA PORTO CARVAS