14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Medida da adiposidade abdominal pela ultrassonografia como indicador de Esteatose hepática não alcoólica.

Fundamentação/Introdução

A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), patologia que acomete de 73 a 90% dos pacientes obesos, caracteriza-se pela deposição de lipídeos no parênquima hepático na ausência de etiologias virais, alcoólicas ou metabólicas. Em relação ao seu diagnóstico, a ultrassonografia abdominal (US) é uma boa alternativa, pois representa baixo custo, quando comparado a outros métodos de imagem. Na atualidade, o tipo de distribuição da gordura no corpo, especialmente o acúmulo de gordura visceral, é considerado o fator mais importante na obesidade, DHGNA, doenças cardiovasculares e síndrome metabólica, por ser o tecido mais dislipidêmico e aterogênico do corpo humano. A partir disso, surgem novas formas de avaliar adiposidade, como a medida da gordura subcutânea e a medida da gordura intra-abdominal por ultrassonografia.

Objetivos

Esse projeto visa correlacionar a medida da gordura subcutânea e intra-abdominal com a presença ou não de DHGNA diagnosticada pela ultrassonografia(US).

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo descritivo com coleta de dados em uma Clínica de ultrassonografia, que foi realizado após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Tiradentes sob o parecer nº 2.061.044. A amostra contou com 166 pacientes, de ambos os gêneros, na faixa etária de 18 a 80 anos de idade, que assinaram um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os pacientes foram examinados pelo exame de US, diagnosticados ou não como portadores de DHGNA e aferidas as medidas da gordura subcutânea ( espessura entre a pele e a face externa do músculo reto abdominal) e gordura intra- abdominal (distância entre a face interna do músculo reto abdominal até a parede anterior da artéria aorta). Os dados foram analisados através no software IBM SPSS® 22.0 para Windows e o nível de significância utilizado foi p < 0,05.

Resultados

Foi analisado um total de 166 pacientes e 39,1% destes pacientes foram diagnosticados como portadores da DHGNA. Houve significância estatística da gordura subcutânea e intra-abdominal e os graus da DHGNA. Através da Curva ROC se evidenciou uma sensibilidade maior da gordura intra abdominal em relação a gordura de subcutâneo com os graus da patologia. Quando a especificidade dos dois métodos está em torno de 60%, a sensibilidade destes se correspondem nesse estudo.

Conclusões/Considerações finais

Houve correlação estatisticamente significativa entre a adiposidade subcutânea e a gordura intra-abdominal com os graus de DHGNA, sendo mais evidente na relação com a gordura intra-abdominal.

Palavras Chaves

Esteatose hepática; Ultrassonografia; Obesidade; Adiposidade abdominal; Síndrome metabólica.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Tiradentes - Sergipe - Brasil

Autores

Allan Victor Hora Mota, Josilda Ferreira Cruz, Eusébio Lino dos Santos Júnior, Anne Karoline Oliveira Mendonça Bispo, Sônia Oliveira Lima