14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Linfoma de Hodgkin clássico tipo esclerose nodular apresentando-se como tumor de parede torácica

Fundamentação/Introdução

O linfoma de Hodgkin (LH) é uma neoplasia rara que deriva do sistema linfoide. O envolvimento mediastinal é comum no LH, podendo ocorrer em até 60% dos casos. Porém, o surgimento de massa palpável na parede torácica é raro, pois tumores metastáticos ou primários da parede torácica constituem apenas 5% dos tumores torácicos. Press et al., em uma série de casos que envolveu 250 pacientes com linfoma, encontrou envolvimento da parede torácica em apenas 24 pacientes.

Objetivos

Descrever um caso de tumor de parede torácica em que propedêutica levou ao diagnóstico de LH clássico tipo esclerose nodular a fim de que diante de tal apresentação o LH seja lembrado como possível diagnóstico diferencial.

Delineamento/Métodos

Mulher, 25 anos, admitida com queixa de nodulação em região supraclavicular esquerda de crescimento progressivo e indolor há cerca de um ano. Relatava ainda o aparecimento insidioso de massa dolorosa em região esternal há 8 meses, associado a perda ponderal de três quilos em quatro meses e prurido intenso generalizado não responsivo ao uso de anti-histamínico.
À ectoscopia, hipocorada +/4+. Presença de linfonodo supra–clavicular à esquerda, cerca de 2 cm, aderido a planos profundos, indolor. A inspeção do tórax revelou tumoração em região esternal, de consistência endurecida, pouco móvel e medindo seis centímetros de diâmetro no maior eixo. Havia escoriações em tórax e membros superiores, consequentes a coçadura.

Resultados

Dentre os exames laboratoriais, sorologias para toxoplasmose, citomegalovirose e mononucleose eram negativos. TC de tórax evidenciou massa hipodensa com realce heterogêneo pelo meio de contraste na topografia esternal, condicionando erosão do corpo do esterno à esquerda, além de linfadenomegalia mediastinal e axilar esquerda. Diante disso, optou-se pela realização de biópsia excisional de linfonodo supraclavicular esquerdo e incisional de massa torácica, cujo laudo imunohistoquímico foi de LH clássico tipo esclerose nodular. Foi referenciada ao serviço de oncologia para tratamento.

Conclusões/Considerações finais

Embora o acometimento de parede torácica seja raro no LH, é importante que diante de pacientes com tumorações nessa topografia associadas a sintomas característicos de LH, como prurido e sintomas constitucionais, biópsia seja prontamente realizada para o correto diagnóstico e tratamento em tempo hábil.

Palavras Chaves

Linfoma de Hodgkin; Hematologia; Oncologia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade José do Rosário Vellano - Minas Gerais - Brasil

Autores

Jorge Fernando de Miranda Pereira, Aline Bonora de Oliveira, Carlos Eduardo Engel Velano, Vanessa Carvalho do Lago, Luiz Henrique Torres Cota