14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Hanseníase simulando uma vasculite: Um Relato de caso.

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: A Hanseníase é uma doença infecciosa crônica, que envolve predominantemente pele e nervos, apresentando espectro variado de manifestação clínica, sendo que, algumas dessas manifestações assemelham-se a quadros reumatológicos.

Objetivos

OBJETIVO: Relatar caso de hanseníase simulando vasculite cutânea (púrpura).

Delineamento/Métodos

METODOLOGIA E RESULTADOS: Relata-se um caso de paciente do sexo feminino, 43 anos, que apresentou prurido e manchas eritemato-violáceas em tronco e membros além de face infiltrada. Procurou serviço médico onde foi feita hipótese diagnóstica de hanseníase, quando realizou baciloscopia que resultou negativa. Após 8 meses, foi encaminhada ao reumatologista, referindo além dos sinais e sintomas iniciais dores nos calcanhares e ombros e edema de pés. Negava parestesias ou falta de força, febre e perda de peso. Ao exame físico, apresentava-se em bom estado geral, orientada, corada, hidratada, acianótica, anictérica e afebril, fáscias leonina; pressão arterial de 200/100mmHg e frequência cardíaca de 92bpm; aparelho cardiopulmonar sem alterações; dor a palpação de calcâneos e inserção fáscia plantar.

Resultados

As hipóteses diagnósticas foram hanseníase e urticaria vasculite, além de fasciite plantar, sendo então medicada com naproxeno após controle pressórico, solicitado novamente baciloscopia da linfa e encaminhada ao dermatologista. Após alguns dias, paciente retorna e relata melhora da dor em ombro e pés. Laboratorialmente, apresentou BAAR positivo +++, globias frequentes. A radiografia de calcâneo mostrou calcificação de tendão de aquiles bilateral. Com base nos dados clínicos e laboratoriais, a paciente foi encaminhada ao posto de saúde mais próximo para a terapêutica adequada.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: A hanseníase por apresentar varias manifestações que simulam doenças reumatologicas, deve ser reconhecida em sua totalidade, para assim realizar um diagnostico correto e uma terapêutica adequada.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Autores

Inara Santos Pereira, Gabriela Pastana Goes, Paulo Henrique Costa de Souza, Jamyle Balla da Silva, Aline Cavalcante Silva Cardozo