Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Hanseníase simulando uma vasculite: Um Relato de caso.

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: A Hanseníase é uma doença infecciosa crônica, que envolve predominantemente pele e nervos, apresentando espectro variado de manifestação clínica, sendo que, algumas dessas manifestações assemelham-se a quadros reumatológicos.

Objetivos

OBJETIVO: Relatar caso de hanseníase simulando vasculite cutânea (púrpura).

Delineamento/Métodos

METODOLOGIA E RESULTADOS: Relata-se um caso de paciente do sexo feminino, 43 anos, que apresentou prurido e manchas eritemato-violáceas em tronco e membros além de face infiltrada. Procurou serviço médico onde foi feita hipótese diagnóstica de hanseníase, quando realizou baciloscopia que resultou negativa. Após 8 meses, foi encaminhada ao reumatologista, referindo além dos sinais e sintomas iniciais dores nos calcanhares e ombros e edema de pés. Negava parestesias ou falta de força, febre e perda de peso. Ao exame físico, apresentava-se em bom estado geral, orientada, corada, hidratada, acianótica, anictérica e afebril, fáscias leonina; pressão arterial de 200/100mmHg e frequência cardíaca de 92bpm; aparelho cardiopulmonar sem alterações; dor a palpação de calcâneos e inserção fáscia plantar.

Resultados

As hipóteses diagnósticas foram hanseníase e urticaria vasculite, além de fasciite plantar, sendo então medicada com naproxeno após controle pressórico, solicitado novamente baciloscopia da linfa e encaminhada ao dermatologista. Após alguns dias, paciente retorna e relata melhora da dor em ombro e pés. Laboratorialmente, apresentou BAAR positivo +++, globias frequentes. A radiografia de calcâneo mostrou calcificação de tendão de aquiles bilateral. Com base nos dados clínicos e laboratoriais, a paciente foi encaminhada ao posto de saúde mais próximo para a terapêutica adequada.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: A hanseníase por apresentar varias manifestações que simulam doenças reumatologicas, deve ser reconhecida em sua totalidade, para assim realizar um diagnostico correto e uma terapêutica adequada.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Autores

Inara Santos Pereira, Gabriela Pastana Goes, Paulo Henrique Costa de Souza, Jamyle Balla da Silva, Aline Cavalcante Silva Cardozo

Promoção

SBCM

Realização

SBCM MG
ABRAMURGEM

Patrocínio Ouro

UNIFENAS

Patrocínio Prata

Unimed - BH

Patrocínio Bronze

CUREM
SENIOR VILLAGE

Apoio

IPSEMG
TAKEDA

Agência de Turismo

Belvitur

Organização

Attitude Promo

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte/MG | 04 a 06 de Outubro de 2017