14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Relação de casos de diarreia infantil e hospitalização por desidratação em Palmas-Tocantins entre 2010 e 2015

Fundamentação/Introdução

A diarreia é definida como eliminação súbita de fezes com conteúdo líquido acima do habitual, associada a aumento do número de evacuações. É uma das causas mais relevantes de morbidade infantil no mundo, desencadeia ou agrava quadros de desnutrição e desidratação, tão importantes na região Norte.

Objetivos

Avaliar dados epidemiológicos de casos de diarreia em crianças e do número de menores de 5 anos hospitalizadas por desidratação em Palmas-TO entre 2010 e 2015 para compreender a relação entre eles.

Delineamento/Métodos

O estudo epidemiológico realizado é observacional, com delineamento através de dados obtidos pelo Departamento de Informática do Sistema único de Saúde do Brasil (DATASUS) e Sistema de Informação de Agravos e Notificação (SINAN) disponibilizados pelo Ministério da Saúde (MS).

Resultados

Segundo o MS, a soma do número de crianças com diarreia no Tocantins entre o período de 2010 e 2015 totalizou 82.973 e o número de internações infantis por desidratação foi de 1.851. Durante esse período, a prevalência média foi de 1383 casos de diarreia infantil por mês, com 31 registros de internações por desidratação infantil. Em todos os anos estudados a incidência foi aumentada entre Junho e Setembro com acréscimo de até 50% em casos de diarreia e 185% em internações. Em geral, os parâmetros relacionados com o número de casos de diarreia em crianças e número de sua hospitalização por desidratação seguem comportamentos associados, o que reforça uma relação causal entre eles. Todavia há aumento de casos de desidratação de Outubro à Dezembro sem haver relativas alterações no número de casos de diarreia infantil, o que pode ser explicado pelo clima da cidade, com meses mais secos e importante declínio na umidade relativa do ar nesse trimestre. Em comparação com o resto do país a região Norte é a segunda em casos de desidratação infantil até o ano de 2014, com taxa de mortalidade infantil de 12,3% (maior que a média nacional de 1,45%). A diarreia é a principal causa evitável de mortalidade em crianças menores de 5 anos no Norte, chegando a 45% das causas evitáveis, que somam 69,69% das causas de mortalidade infantil.

Conclusões/Considerações finais

O Tocantins apresenta destaque a nível nacional em relação a casos de desidratação e mortalidade infantil no período de 2010 e 2015. Por ser tão relevante, na morbimortalidade infantil, a revisão de políticas públicas é urgente, com foco na prevenção e terapêutica efetivas da diarreia e desidratação infantil.

Palavras Chaves

Diarreia; Desidratação infantil; Palmas

Área

Clínica Médica

Instituições

UFT - Universidade Federal do Tocantins - Tocantins - Brasil

Autores

Lucas Aguiar Oliveira, Lorena Ohrana Braz Prudente, Marilísia Mascarenhas Messias, Jenyffer Ribeiro Bandeira, Paula Fleury Curado