14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

PERFIL MICROBIOLÓGICO E DE SENSIBILIDADE BACTERIANA DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS COLETADAS EM DEPARTAMENTO DE EMERGÊNCIA DE HOSPITAL MUNICIPAL DO MARANHÃO EM 2016

Fundamentação/Introdução

Introdução: Culturas de amostras biológicas são uma importante ferramenta diagnóstica para avaliação de febre e outros marcadores associados à bacteremia em pacientes admitidos no departamento de emergência. O reconhecimento precoce e tratamento adequado dos pacientes sépticos são fatores primordiais para diminuição da morbidade. A implementação de protocolos clínicos gerenciados é uma ferramenta útil neste contexto e o pacote das 06h é preconizado e engloba a solicitação de hemoculturas e culturas apropriadas à suspeição do foco infeccioso.

Objetivos

Objetivo: Identificar o perfil microbiológico e de sensibilidade e resistência bacteriana de amostras biológicas coletadas no departamento de emergência do Hospital Municipal Clementino Moura, em São Luís - MA.

Delineamento/Métodos

Método: Estudo exploratório descritivo, com dados prospectivos e abordagem quantitativa, realizado de janeiro a junho de 2016, com dados de 665 amostras biológicas coletadas nos respectivos meses. Os dados foram tabulados e analisados por estatística descritiva e apresentados em gráficos.

Resultados

Resultados: Dentre as bactérias isoladas nas amostras de secreção traqueal, o Acinetobacter baumanii foi isolado em 35% das amostras, seguido da Pseudomonas aeruginosa em 23% das amostras — ambos sensíveis apenas à polimixina B. Quanto às amostras de hemocultura, o S. epidermidis e o S. haemolyticus foram os microorganismos mais encontrados; ambos apresentaram-se sensíveis apenas à daptomicina, linezolina e teicoplanina. Em relação às bactérias isoladas nas amostras de urina, a Klebsiella pneumoniae foi a mais encontrada e apresentou-se sensível apenas ao meropenem e polimixina B; a Pseudomonas aeruginosa foi a segunda mais encontrada, com perfil de sensibilidade restrito à polimixina B.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões: O contínuo desenvolvimento e o aumento de bactérias resistentes representam uma ameaça para a utilidade clínica, o que conduz a uma necessidade urgente de novos compostos. Infelizmente, embora a resistência aos antibióticos tenha aumentado, o desenvolvimento de novos agentes antimicrobianos tem diminuído drasticamente ao longo dos últimos 30 anos. Tais demandas levaram a Organização Mundial da Saúde (OMS) a reconhecer a Resistência Antimicrobiana (RAM) como uma crise de saúde pública global e a individualização dos perfis microbiológicos hospitalares tornam-se de suma importância.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL CLEMENTINO MOURA - Maranhão - Brasil, UNIVERSIDADE CEUMA - Maranhão - Brasil

Autores

Francisco Airton Veras Júnior, Giovanna Nunes Belo Mendes, Alexis Sousa Carlos, Sheila Veloso Eufrásio, Jandiana Cassia Pereira Sales