14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Miocardite por múltiplos vírus manifesta clinicamente com parada cardiorrespiratória: relato de caso clínico

Fundamentação/Introdução

A miocardite viral é uma doença aguda ou insidiosa do miocárdio associada a disfunção cardíaca e classificada em fases aguda, subaguda ou crônica, de acordo com a sua evolução. Tem maior prevalência em homens jovens e é uma das principais causas de morte súbita em adultos com menos de 40 anos, atletas e crianças. O método diagnóstico padrão-ouro dessa doença é a biópsia endomiocárdica.

Objetivos

Os objetivos deste trabalho são relatar um caso clínico com manifestação atípica de miocardite viral e avaliar os sinais e sintomas, método diagnóstico e terapêutico de infecção por mais de um vírus.

Delineamento/Métodos

Este estudo relata caso de um paciente de 41 anos, previamente hígido, que apresentou quadro de infecção das vias aéreas superiores, evoluiu para pneumonia e foi tratado ambulatorialmente com antibioticoterapia. Após o tratamento, o paciente apresentou parada cardiorrespiratória durante prática de atividade física, revertida em ambiente hospitalar. Necessitou de cuidados em unidade de terapia intensiva, evoluindo com derrame pleural e perda de peso acentuada. Após investigação pormenorizada, foi diagnosticado com miocardite viral por Coxsackie vírus B, Echovírus e Influenza A (H1N1), sorologicamente confirmados.

Resultados

Apenas 30% das miocardites virais ocorrem por infecção com mais de um tipo de vírus, como é o caso do paciente relatado. Além disso, os vírus encontrados através da biópsia endomiocárdica deste paciente, não estão entre os vírus cardiotrópicos mais prevalentes. A consequência desse acometimento cardíaco foi o desenvolvimento de insuficiência cardíaca classificada como NYHA III. Atualmente, em classe II, o paciente está em uso de Caverdilol, Enalapril, Ácido acetilsalicílico, Espironolactona, Furosemida e Nimodipina e realiza acompanhamento médico trimestral.

Conclusões/Considerações finais

A miocardite é uma doença muito ampla: desde a etiologia bastante diversa, com manifestações clínicas variáveis e diagnóstico etiológico difícil até a propedêutica extensa e prognóstico diversificado. A cardiomiopatia dilatada idiopática pode dever-se à miocardiopatia viral de etiologia desconhecida ou não identificada. Por isso, é importante valorizar cada detalhe de uma história clínica para realização de diagnóstico precoce e conduta adequada, evitando formas avançadas da doença e sequelas cardíacas tardias que comprometerão a qualidade de vida desses pacientes.

Palavras Chaves

Miocardite; cardiopatia; doenças virais.

Área

Clínica Médica

Autores

Laura Caroline Gonzaga de Carvalho, Joaquim Domingos Soares, Caroline Santos Eneas, Danillo Bonifácio Faleiro Braga, Gabriela Almeida Macedo