Síndrome de Seip-Berardinelli: Alterações no Sistema Osteomuscular
A lipodistrofia generalizada congênita ou síndrome de Seip-Berardinelli é uma doença autossômica recessiva rara que se caracteriza pelo déficit de tecido adiposo subcutâneo, hipertrofia muscular acentuada. Os distúrbios metabólicos associados a lipodistrofia são graves como: alterações osteomusculares, resistência à insulina, diabetes mellitus, dislipidemia, esteatose hepática e doença cardiovascular prematura.
Descrever as alterações osteomusculares associadas a níveis hormonais em uma paciente com distúrbio metabólico raro.
Relato de caso descritivo de estudo em transição na Universidade Federal da Paraíba.
Paciente, feminina, 33 anos, sem historia familiar, diabética, diagnosticada aos 11 anos com a sindrome. Apresenta pouco tecido adiposo, hipertrofia muscular importante, hepatoesplenomegalia, macroglossia e neuropatia e nefropatia e Hálux esquerdo amputado. Em exames laboratoriais apresenta Hb1Ac 8,5%, triglicerídeos de 2.372 mg/dL, HDL 31mg/dL, LDL 55mg/dL. fósforo 3 mg/dL, cálcio 10,3 mg/dL, vitamina D 21 ng/mL, osteocalcina 9 ng/mL, CTX 0,283 ng/mL, IGF1 63 ng/mL, IGFBP3 2,2 ng/mL. Na radiografia convencional de ossos longos observou lesoes radiotransparentes de contornos regulares a lobulados, sem reação periosteal localizadas nas regiões metaepifisárias. Foi apresentada a visão osteometabólica e radiológica de um caso da Berardinelli-Seip, devido as variações hormonais e as repercussões clínicas, é importante adicionar conhecimento científico sobre as alterações presentes na paciente. Na avaliação laboratorial é observado o alto valor de triglicerídeos, e Hb1Ac; e redução da osteocalcina , da vitamina D, do IGF-1 e do IGFBP3 . A partir desses resultados é possível deduzir que a redução de IGF-1 e IGFBP3 estão ligadas a resistência insulínica. Na lipodistrofia congênita, é possível detectar processos osteolíticos, onde as lesões radiotransparentes são observadas em ossos longos. Importante notar que as lesões não apresentam destruição da cortical óssea, e não existe reação periosteal, além da falta de comprometimento de partes moles circundante, relevam um processo de benignidade as lesões.
Visto que a síndrome de Seip-Berardinelli ocasiona distúrbios metabólicos que repercutem em alterações radiológicas, caracterizadas por um processo patológico benigno no sistema osteomuscular. Contudo, apesar de serem benignas podem desencadear repercussões clinicas futuras, afetando o bem-estar e qualidade de vida desses paciente.
Lipodistrofia, Diabetes Mellitus, Lesões Líticas.
Clínica Médica
Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil
DEODATO ROLIM CARTAXO, IRLA ANDRADE DANTAS, MATHEUS WARDELEY MEDEIROS, CAIO AUGUSTO REGIS PAULO NETO ALMEIDA, MARIA EDUARDA SERAFIM CRISPIM