14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Epidemiologia dos acidentes com animais peçonhentos registrados no estado do Tocantins

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: No Brasil os acidentes com animais peçonhentos constituem um problema de Saúde Pública, principalmente em municípios do interior do país. Informações regionais atualizadas são importantes para o desenvolvimento de ações de vigilância epidemiológica.

Objetivos

Objetivos: Através desta pesquisa determinaram-se os aspectos epidemiológicos dos acidentes com animais peçonhentos registrados no estado do Tocantins, de 2011 a 2015.

Delineamento/Métodos

Delineamento e Métodos: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, cujos dados foram obtidos por meio de consulta à base de dados SINAN (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), disponibilizada pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS).

Resultados

Resultados: No período estudado foram registrados 10951 acidentes, destes 4118 ocasionados por serpentes, 2940 por escorpiões e 413 por aranhas, com o restante dos acidentes causados por Lagarta, 465, abelha, 832 e outros. A maioria dos acidentes com serpentes foram provocadas pelos gêneros Bothrops (78,6%), Crotalus (9,1%) e Micrurus (0,65%). Quanto às vítimas, prevaleceram indivíduos do sexo masculino (66,9%), na faixa etária entre 20-39 anos (36,1%), de raça parda (76,14%), com ensino fundamental completo (55,9%), envolvidos em atividades do campo como agricultura e pecuária (41,2%). Predominaram os acidentes de gravidade leve (62,4%). Quanto ao tempo da picada ao atendimento, 35,6 % dos indivíduos foram atendidos em menos de 1 hora e 30,2% de 1-3 horas após.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações Finais: Portanto, o período avaliado foi caracterizado pelo predomínio de acidentes com serpentes, no sexo masculino, em atividades do campo, de gravidade leve, com atendimento após menos de 3 horas do ocorrido e com ensino fundamental completo. Embora a escolaridade das vítimas não seja um fator determinante para a ocorrência de acidentes, a exposição a atividades menos especializadas e a não adoção ou falta de conhecimento sobre as medidas preventivas pode favorecer a ocorrência desses agravos. Assim, campanhas educativas e a adoção de medidas de prevenção são fundamentais para diminuir o registro desses agravos no estado.

Palavras Chaves

Peçonhentos; Epidemiologia; Tocantins

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal do Tocantins - Tocantins - Brasil

Autores

Renan Miranda Santana, Pedro Paulo Fernandes de Melo, Fernando Tranqueira da Silva, Tarciso Liberte Romão Borges Júnior, Virgilio Ribeiro Guedes