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Dados do Trabalho


Título

Análise da Oportunidade de Aprendizado Teórico de Acadêmicos de Medicina no Atendimento à Parada Cardiorrespiratória

Fundamentação/Introdução

A parada cardiorrespiratória (PCR) é uma situação dramática responsável por elevada morbimortalidade, mesmo em situações de atendimento satisfatório, o que motivou o desenvolvimento de diretrizes atualizadas periodicamente. Apesar da relevância do tema para os profissionais da saúde, existem poucos estudos que avaliam o conhecimento sobre Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) em acadêmicos de medicina.

Objetivos

Avaliar a oportunidade de aprendizado dos graduandos do curso de medicina nos campi de uma Universidade Federal no atendimento à PCR.

Delineamento/Métodos

Estudo transversal de caráter descritivo com abordagem quantitativa das variáveis, realizado em 2014. Foi aplicado um questionário pré-elaborado para 514 acadêmicos de medicina de uma universidade federal (95,3% dos alunos então matriculados), agrupados em “não-internos” (entre o 1º e o 9º períodos) e “internos” ( entre o 10º e o 12º períodos), e foram analisadas as respostas ( “sim” ou “não”) a respeito da oportunidade de conhecimento sobre PCR e RCP.

Resultados

Ao serem questionados se haviam lido algo sobre PCR/RCP, a maioria dos acadêmicos assumiu que sim, o que corresponde a 90,9% dos alunos, e este percentual foi maior entre o grupo dos internos (99,1% dos internos em comparação a 88,7% dos não-internos; p=0,002). Quanto à literatura utilizada para leitura, o percentual de internos que utilizavam artigos e consensos foi bem maior que o de não–internos (84% dos internos comparando-se a 44,9% dos não-internos; p<0,001). Em relação à leitura acerca das atuais diretrizes da AHA para RCP no adulto, o grupo dos internos também representou um maior percentual (62,3% em comparação com 21,7% dos não-internos; p<0,001), apesar disso, a maioria dos estudantes referiu não ter lido as diretrizes, o que corresponde a um percentual de 70% dos alunos. A grande maioria dos acadêmicos julgou seus conhecimentos sobre o tema como insatisfatórios, o que correspondeu a 85% dos estudantes, desta vez com um percentual maior entre os não-internos (88,9% dos não-internos em oposição a 70% dos internos; p=0,3).

Conclusões/Considerações finais

Os resultados demonstram que os graduandos de medicina da instituição identificam falhas no processo de conhecimento das atuais diretrizes de ressuscitação da AHA, e essa constatação, de maneira geral, diminui à medida em que se avançam os períodos.

Palavras Chaves

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Sergipe - Sergipe - Brasil

Autores

Raul Lima Dantas, João Gabriel Lima Dantas, Beatriz Mendonça Martins, Alan Jones do Espírito Santo Barbosa, Fabio Santos Alves


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