14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Histórico gestacional e neonatal de pacientes com transtorno do espectro autista

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento. A etiologia do TEA ainda não está especificamente estabelecida, mas muitos estudos sugerem que fatores genéticos são determinantes e que, ainda, fatores ambientais também parecem estar envolvidos. O transtorno possui fatores de risco inespecíficos, como idade parental avançada, baixo peso ao nascer e exposição fetal ao ácido valproico.

Objetivos

Objetivo: Descrever o histórico gestacional e neonatal de pacientes com TEA em Santarém (PA).

Delineamento/Métodos

Delineamento/Métodos: Estudo quantitativo de caráter descritivo com delineamento transversal que utilizou dados de prontuários médicos oriundos do Ambulatório de Especialidades Clínicas do Hospital Municipal de Santarém e de uma clínica particular de neurologia em Santarém (PA). Para análise de histórico gestacional e neonatal obteve-se uma amostra aleatória de 38 (trinta e oito) prontuários de pacientes que fizeram acompanhamento médico regular nos referidos locais.

Resultados

Resultados: A maioria das gestações (68%) evoluiu sem intercorrência gestacional. Intercorrências ocorreram em 32% dos casos e corresponderam a risco de abortamento, infecção do trato urinário da progenitora, hemorragias, doença hipertensiva específica da gravidez e descolamento de placenta, eclâmpsia e ameaça de parto pré-termo. A maioria dos partos (74%) transcorreu sem intercorrências. As intercorrências intra-parto ocorreram em 26% dos casos, sendo o período expulsivo prolongado a única relatada. As intercorrências neonatais incidiram em 16% dos casos, sendo elas a hipóxia pós-parto, baixo peso ao nascer, icterícia neonatal, hiperglicemia e prematuridade.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: As intercorrências obstétricas e neonatais, principalmente no 1º mês de vida, podem influenciar negativamente o desenvolvimento neuropsicomotor e ser decisivas para o surgimento de transtornos do neurodesenvolvimento, entre eles o TEA. Viu-se a influência de eventos na gestação, no parto e no período neonatal no desenvolvimento a longo prazo dos pacientes com TEA, não em sua maioria, mas, ainda, sendo significativos.

Palavras Chaves

Palavras Chaves: Espectro autista, gestação, etiologia

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Estado do Pará - Pará - Brasil

Autores

Juliana Gama Almeida, João Victor Ferreira Tapajós, Carine Luri Lima Fukase, Vanessa Farias Ribeiro, Joaquim Alberto Lima Melo