14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Linfoma gástrico de zona marginal extranodal (Linfoma MALT) revelando imunofenótipo B (CD20+) e índice de proliferação celular de 10% em paciente negativo para Helicobacter pylori - Um relato de caso

Fundamentação/Introdução

O linfoma MALT é a terceira forma mais comum de Linfoma não Hodgkin (LNH). Cerca de 95% dos linfomas MALT gástricos estão associados à infecção por H. pylori, porém os que não estão geralmente apresentam t(11;18) que costuma resultar na ativação de NF-κB, que atua como fator de sobrevida celular.

Objetivos

Este trabalho ilustra o relato de um caso clínico de Linfoma Extranodal do tipo MALT cuja apresentação se desenvolveu na ausência de H. pylori.

Delineamento/Métodos

GL, 42, masculino, procedente de Martinópolis (SP), comparece em clínica de Gastroenterologia, com queixa de disfagia. Foi solicitado uma Endoscopia Digestiva Alta (EDA) e medicado com Pantoprazol 40 mg. Evoluiu com melhora do quadro, porém retornou com achados na EDA que elucidou erosões planas hiperêmicas no fundo e corpo gástrico. O anátomo-patológico revelou mucosa de padrão oxíntico apresentando densos infiltrados linfoides alojados na lâmina própria das camadas foveolar e glandular. Sendo negativa ao H. pylori. A imuno-histoquímica do material constatou a presença de infiltrado linfoide cujo padrão foi compatível com Linfoma da Zona Marginal Extranodal (Linfoma MALT) com imunofenótipo B (CD20+) e índice de proliferação celular de 10%. O paciente foi encaminhado para o serviço de oncologia de um município no interior do Oeste Paulista para radioterapia, mantendo seguimento ambulatorial. A imuno-histoquímica do material colhido da medula óssea (MO) corroborou ausência de infiltração por linfoma. Nova EDA foi procedida após radioterapia, o que apresentou área irregular de coloração esbranquiçada com cerca de 4 cm de diâmetro. Foi sucedido estudo anátomo-patológico de MO, após tratamento radioterápico, evidenciando infiltrado medular intersticial inconspícuo por pequenos linfócitos cuja imuno-histoquímica desvelou imunofenótipo T (CD3+), esparsos e raros linfócitos B (CD20+), de permeio, sendo compatíveis de MO com citotoxicidade pós-radioterapia, não havendo infiltração de linfoma.

Resultados

Foi efetuada a última EDA, o que constatou extensa cicatriz de neoplasia previa de fundo gástrico. Não houve evidências de malignidade no material e a pesquisa pelo H. pylori permaneceu negativa.

Conclusões/Considerações finais

O prognóstico da maioria dos pacientes com linfoma MALT possui taxa de sobrevida após 5 anos de 75%. A avaliação inicial do paciente com linfoma MALT deve incluir anamnese e exame físico minuciosos. Ambos irão ajudar a confirmar o diagnóstico e permitir a escolha do tratamento adequado.

Palavras Chaves

Linfoma, Linfoma não Hodgkin, Neoplasias Gástricas, Endoscopia

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Oeste Paulista - São Paulo - Brasil

Autores

Henrique Victor Ruani, Guilherme Stabile, Fernando Spinosa Sesti