14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE SNEDDON: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Fundamentação/Introdução: A síndrome de Sneddon é uma causa muito rara de isquemia cerebral caracterizada pela associação de livedo reticular e isquemias cerebrais.

Objetivos

Objetivos: Descrever caso de uma causa rara de acidente vascular cerebral isquêmico.

Delineamento/Métodos

Delineamento/Métodos: Trabalho do tipo relato de caso de paciente que esteve internada na clínica neurológica da Santa Casa de Caridade de Diamantina.

Resultados

Resultados: A.L.S.S., 25 anos, feminino, solteira, mãe de filho de dois anos e cinco meses, zona urbana. Admitida na clínica neurológica com quadro de hemiparesia a esquerda de início súbito no mesmo dia. Refere que houve três episódios de perda de força transitória prévios no último mês. Seu exame físico apresentava de alterado livedo reticular em membros inferiores, fenômeno de Raynaud em pés, além da hemiparesia à esquerda. Realizou-se a coleta de exames complementares e ressonância magnética do encéfalo com presença de lesões em topografia córtico-subcortical sugerindo processo isquêmico agudo e subagudo por vasculite. Diante dos achados fora submetida a pulsoterapia com metilprednisolona 1g/dia por três dias seguido de prednisona 1mg/kg/dia, com melhora importante do grau de força muscular. Recebeu alta hospitalar, no entanto após quatro dias retornou com piora do quadro clínico apresentando tetraparesia, letargia e relato de paralisia facial periférica com desvio do olhar conjugado transitórios. Realizou então nova ressonância e angiorressonância encefálica com presença de novas isquemias cerebrais e estenose de artérias de pequeno calibre bilateralmente. Fora submetida também a biópsia cutânea. Realizou investigação extensa que excluiu vasculites e confirmado Síndrome de Sneddon. Paciente encontra-se em uso de terapia anti-plaquetária e acompanhamento multidisciplinar.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões/Considerações finais: Esta síndrome descrita em 1965 por Sneddon é uma causa rara de isquemia cerebral causada por uma vasculopatia de pequenas e médias artérias cerebrais. Pode relacionar-se com a síndrome do anticorpo antifosfolípide, mas que no caso em questão não houve associação. A paciente apresentou quadro clássico, composto por livedo reticular, ataque isquêmico transitório e isquemias cerebrais recorrentes. O diagnóstico precoce é importante a fim de modificar a progressão da doença e evitar a incapacidade.

Palavras Chaves

isquemia encefálica; síndrome de Sneddon; livedo reticular

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Minas Gerais - Brasil

Autores

Carolina Rodrigues Cunha Guimarães Drumond, Marcelo Gustavo Ribeiro da Paixão, Ana Laura Rocha Alves, Felipe Duarte Augusto