14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

Polisserosite tuberculosa, hipotireoidismo e microadenoma hipofisário em paciente lúpica

Fundamentação/Introdução

Introdução : Trata-se de um relato de caso com paciente portadora de lúpus que deu entrada no serviço com dispneia e febre onde comprovou-se uma série de diagnósticos envolvidos.

Objetivos

Objetivos: Alertar quanto a possibilidade da coexistência de patologias em pacientes portadores de lúpus e a importância do diagnóstico e seguimento corretos.

Delineamento/Métodos

Métodos : Foi realizada uma revisão de prontuário e tomado nota da evolução diária da paciente na enfermaria, associado a pesquisa bibliográfica da literatura nacional e internacional, abrangendo relatos de caso, artigos de revisão e artigos originais.

Resultados

Resultados : Portadora de hipotireoidismo, internada por quadro de dispneia e febre, associada a lesões eritematodescamativas, baixa estatura e fácies típica. Após investigação inicial, viu-se derrame pleural bilateral multiloculado à esquerda e foi realizado antibioticoterapia e toracocentese diagnóstica com retirada de líquido de aspecto purulento. Evoluindo com piora do estado geral, ao qual foi realizada uma TC de tórax que evidenciou derrame pleural à esquerda com consolidações pneumônicas no lobo inferior e pequeno derrame pleural na região posterior do hemitórax direito e aumento da área cardíaca com derrame pericárdico associado a hepatoesplenomegalia. Ecocardiografia demonstrou FE de 39%, alteração contrátil segmentar e global com aumento de VE, AD com compressão extrínseca, função sistólica deprimida e diastólica moderada com derrame pericárdico leve/moderado. Estudo do líquido: Hemácias 02, Leuco 1040 com 60% PMN e 40% Mono, DHL 5.840, Ptn 5,44, Glicose 10, ADA 85, citologia oncótica negativa para células atípicas e cultura sem crescimento bacteriano. FAN 1/640 de padrão nuclear pontilhado fino. Foram iniciados esquema RIPE e corticoterapia em dose imunossupressora, obtendo boa resposta clínica. Durante ao internamento, foram diagnosticadas as condições de microadenoma hipofisário, além do diagnóstico de LES pelo score reconhecido pela escola de reumatologia.

Conclusões/Considerações finais

Conclusões : A associação entre LES e tuberculose já foi descrita em vários periódicos, porém, a polisserosite tuberculosa é uma condição incomum, mas que devemos atentar para o diagnóstico diferencial, uma vez que os sintomas e a evolução da doença em geral cursam com sintomas inespecíficos.Assim é fundamental o diagnóstico precoce para se realizar a instituição do tratamento, além de investigar outras patologias que podem ser concomitantes a doença de base como o microadenoma hipofisário e o hipotireoidismo.

Palavras Chaves

lúpus eritematoso sistêmico; serosite; tuberculose extra pulmonar

Área

Clínica Médica

Autores

Rena Matusa Oliveira Barros, Willams Germano Bezerra Segundo, Kaique Ferreira da Costa Almeida, Taciana Uchoa Passos, Nathália Maria de Medeiros Camelo