14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO DE BETA TALASSEMIA MINOR EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA DE TERESINA-PIAUÍ.

Fundamentação/Introdução

As talassemias compreendem os distúrbios genéticos de hemoglobina e são caracterizadas por redução parcial ou total na síntese de polipeptídeos de globina, resultando em uma anemia hipocrômica e microcítica. Na beta talassemia minor, não há a expressão de genes responsáveis pelas cadeias beta-globulínicas. Por ser uma doença de herança autossômica recessiva, indivíduos heterozigotos são, muitas vezes, assintomáticos e desconhecem o defeito genético. Portanto, o teste do pezinho ampliado e a análise de hemoglobina são métodos de diagnósticos importantes para a beta talassemia minor. No Brasil, no ano de 2014, foram diagnosticados 228 casos de talassemia minor, sendo 83 casos no nordeste, o que representa 36,4% do total.

Objetivos

Relatar um caso de talassemia em um homem de 25 anos de idade e realizar uma breve revisão de literatura sobre a patologia.

Delineamento/Métodos

Estudo descritivo tipo relato de caso.

Resultados

Paciente masculino, 25 anos, refere que, há 60 dias, apresenta quadro de febre associado a cefaleia diária noturna, que melhorava com uso de dipirona. Ressonância magnética de crânio e teste da gota espessa normais. Pesquisa de Plasmodium e Leishmania ambas negativas em medula óssea. Internado no dia 21/08 no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, Teresina, PI. Após 3 dias de internação paciente evoluiu com epistaxe e equimose em locais de punção venosa. O hemograma com plaquetopenia -19300 e anemia leve, hemoglobina -11,2, foi iniciado uso de ácido tranxêmico 250mg 8/8horas, prednisona 80mg/dia e 3 unidades de plaquetas. Paciente evoluiu durante internação com boa resposta plaquetária ao corticoide. Seguiu sem queixas, sem sangramentos e sem febre. Após 7 dias, ultassonagrafia com doppler evidenciou baço com dimensões aumentadas. Decorridos 3 dias, a posologia da prednisona foi modificada para 60mg/dia com aconselhamento de desmame em ambulatório. Realizado eletroforese de hemoglobinas A1= 94,9%, A2=4,9% e F=0,2%. Diagnosticado com Talassemia minor, paciente, ainda internado, evolui com melhora do quadro.

Conclusões/Considerações finais

Destaca-se a importância do diagnóstico precoce da Talassemia minor como um grande instrumento para aumentar a proteção ao portador, visto que a doença vem apresentando grande prevalência no Brasil.

Palavras Chaves

Beta Talassemia Minor, diagnóstico precoce, disfunção da hemoglobina, anemia hemolítica.

Área

Clínica Médica

Autores

KLISMMAN MARINHO LINS SOBREIRA, MARIELLE CRISTINE DE CARVALHO DANTAS, PAULO TADEU DE CARVALHO BAYMA, SAMYR LOPES AMORIM NASCIMENTO, MARIANA LOPES DE CARVALHO