14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

14º Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 4º Congresso Internacional de Medicina de Urgência de Emergência

MINASCENTRO - Belo Horizonte /MG | 04 a 06 de Outubro de 2017

Dados do Trabalho


Título

INTERNAÇÕES POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITARIO DE BELEM/PA

Fundamentação/Introdução

A organização dos cuidados em saúde que prioriza a Atenção Primária à Saúde como porta de entrada no sistema de saúde tem sido uma tendência tanto brasileira quanto mundial. Dentre os seus princípios, pode-se enfatizar a integralidade, a eficácia e a coordenação dos cuidados. Assim, serviços de Atenção Primária eficazes estão relacionados à redução das chamadas Condições Sensíveis à Atenção Primária (ICSAP), que são definidos como processos em que um atendimento ambulatorial oportuno, eficaz e sustentado ao longo do tempo pode reduzir o risco de hospitalização. Minimizar o número de hospitalizações evitáveis oferece oportunidades para reduzir os gastos com cuidados de saúde e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.Conhecer a realidade das internações por condições sensíveis a atenção primária, no contexto da cidade de Belém é importante, à medida que essas informações podem servir como mais um indicador da qualidade da saúde pública no estado.

Objetivos

Este trabalho objetivou quantificar as hospitalizações por condições sensíveis à atenção primária em hospital terciário de Belém (PA), relacionado-as às variáveis sócio-demográficas dos pacientes.

Delineamento/Métodos

Trata-se de um estudo transversal, conduzido nos meses de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017, com pacientes internados em enfermarias deste hospital por amostragem de conveniência. Consultou-se prontuários para investigar ICSAP e realizou-se entrevista dos pacientes com questionamentos sobre variáveis sócio-demográficas.

Resultados

A maior parte da população era do gênero masculino, adulto jovem e pertencente à região metropolitana de Belém. Doenças infecciosas e gastrointestinais representaram os grupos diagnósticos mais comuns e 40,4% dos pacientes apresentaram como diagnóstico principal de internação uma condição sensível à atenção primária. Apresentaram associação com ICSAP as variáveis sedentarismo e tempo de espera pela consulta em dias. Em geral, os dados clínicos e epidemiológicos constatados replicam achados de estudos nacionais. Embora retrate uma amostra pequena, este trabalho lança luz para avaliação de políticas de saúde em nosso estado, visando o fortalecimento da Atenção Básica.

Conclusões/Considerações finais

Nossos dados representam o retrato de um momento e lançam luz sobre a necessidade de acompanhamento mais prolongado do perfil das internações dos hospitais paraenses, de modo a gerar informações capazes de promover políticas de saúde de fortalecimento do sistema público de saúde.

Palavras Chaves

Atenção Primária à Saúde; Hospitalização; Sistemas de Saúde; Classificação Internacional de Doenças

Área

Clínica Médica

Autores

Marina Bernardes de Castro, Fernando Costa Araújo, Nara Alves de Almeida Lins, Fabricio de Souza Resende, Artur Rafael do Nascimento Rocha